O “Fantástico” da Rede Globo estreia neste domingo o quadro “A vida que pedi a Deus”. A nova atração da revista eletrônica mostra aposentados brasileiros em viagens pelo país.
Nivaldo Prieto continua na Band. O narrador já recusou a proposta do Fox Sports e não vai trocar de emissora. O novo canal estreia no Brasil em fevereiro, no lugar do Speed Channel.
O jornalista André Basbaum é o novo editor – chefe do “SBT Brasil”. A partir desta segunda – feira, ele ocupa o lugar deixado pela jornalista Márcia Del Prete.
A RICTV Record Itajaí exibe daqui a pouco dentro do “Jornal do Meio Dia” o especial de fim de ano “TOP 10”. Os repórteres Douglas Marcio e Juliana Senne relembram as dez imagens que marcaram 2011 na região.
Já a Record News Santa Catarina vai transmitir ao vivo e com exclusividade o Réveillon de Balneário Camboriú para todo o estado.
E a TV Cultura vai investir em jornalismo no ano que vem. Os telejornais da emissora vão ter mais prestação de serviço. A intenção é lançar um novo jornalísticos nas manhãs.
19 de nov. de 2011
Notícias
A RedeTV! contratou a jornalista Patrícia Calderon. Ela trabalhava como apresentadora e chefe de redação na TV Cidade, afiliada da Rede Record no Ceará. Na nova casa, Patrícia Calderon será editora executiva do ‘RedeTV News”, principal telejornal da emissora.
Nivaldo Prieto (foto), narrador esportivo da Band, recebeu uma proposta de outra emissora. A direção da Fox Sports quer transformar Prieto no principal locutor do canal. Até o momento, nenhuma informação sobre as negociações foi divulgada.
Enquanto isso, a Rede Record continua a procura de um narrador esportivo de peso para a cobertura dos próximos eventos olímpicos que serão exibidos com exclusividade pela emissora.
Notícias
O jornalista José Luiz Datena será entrevistado nesta segunda-feira, a partir da 22h, no programa “Roda Viva” da TV Cultura.
Ainda nesta segunda-feira, a RedeTV! estreia dois novos programas. O esportivo “Bola na Rede” com novo formato estreia às 18h. Em seguida, às 18h15m, estreia o programa de debates “Tema Quente” apresentado pelo jornalista Kennedy Alencar.
Em parceria com a Google, o SBT lançou oficialmente o seu canal de vídeos no YouTube. A partir de agora, os melhores momentos do canal estão disponíveis na plataforma.
Já na Record News, o jornalístico “Página 1” vai ganhar um novo quadro nesta segunda-feira. O reforço vem de Minas Gerais. O bloco local com as notícias do estado será apresentado pela jornalista Flávia Scalzo (foto). O “Página 1” vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h.
1 de nov. de 2011
Notícias
O “Jornal do Meio Dia” da RICTV Record Itajaí estreou esta semana o quadro “Repórter do Bairro”.
Durante 15 dias, a Rede Record transmitiu com exclusividade os Jogos Pan Americanos de Guadalajara no México para todo o Brasil. Foram exibidas pelo menos 55 partidas. A média geral fechou em 8 pontos e o incremento no horário nobre chegou aos 30%.
A Rede Globo registrou um boletim de ocorrência contra a dupla que derrubou a repórter Monalisa Perrone durante um link ao vivo realizado no “Jornal Hoje” da última segunda-feira.
Ela estava em frente ao Hospital Sírio-Libanês, quando foi surpreendida por dois rapazes. Em entrevista ao Portal UOL, um deles disse que não teve a menor intenção de agredir a jornalista. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou uma nota lamentando o acontecido.
15 de out. de 2011
Notícias Nesta segunda-feira, a jornalista Mariana Godoy (foto) estreia no “Jornal das Dez” da Globo News. Ela vai apresentar as notícias de São Paulo.
A partir desta segunda-feira, o “Jornal da Record” começa às 19h.
Ainda nesta segunda-feira, Mario Sérgio Conti estreia ao vivo na apresentação do “Roda Viva” da TV Cultura. Com novo cenário, ele substitui Marilia Gabriela, que deixou o programa em agosto deste ano.
O SBT pode transmitir os desfiles das campeãs do Rio de Janeiro e São Paulo em 2012. Além disso, o canal também deve mostrar o desfile das escolas de samba do grupo de acesso do RJ. A negociação acontece com a Rede Globo.
29 de set. de 2011
Notícias
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a direção da Rede Record está de olho no UFC (Ultimate Fighting Championship). As negociações com a produtora responsável pelo evento no Brasil estão adiantadas. Atualmente, os direitos de transmissão são da RedeTV!
Em outubro, a grade de programação da Rede Record vai ser alterada por causa dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara no México. A emissora é a única no país que possui os direitos de transmissão do evento.
No próximo dia três de outubro, Luiz Carlos Prates volta ao rádio. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira na rádio CBN Lages 1.390 AM e será apresentado pelo comentarista num estúdio montado na sede do SBT Santa Catarina, em Florianópolis.
Esta semana, a Rede Globo anunciou os patrocinadores do futebol em 2012. São eles: Ambev, Coca-Cola, Itaú, Vivo, Volkswagen e Johnson & Johnson.
Na última segunda-feira, o “Jornal Nacional” recebeu o prêmio “International Emmy Awards 2001” na categoria “Notícia” pela cobertura da invasão do Alemão que aconteceu no ano passado. Esta foi à sétima vez em nove anos que o telejornal da Rede Globo ficou entre os melhores do mundo na premiação.
22 de set. de 2011
Notícias
Patrícia Dias (foto) anunciou a sua saída da TVBE de Itajaí nesta terça-feira. A acadêmica de jornalismo da Univali permaneceu na emissora comunitária durante dois anos. Neste período, ela trabalhou como pauteira, repórter e nos últimos meses apresentava o jornalístico “Giro Semanal”. Em entrevista á este blog, ela agradeceu pela oportunidade:
- Tudo na vida tem um tempo e o meu tempo na TVBE, no momento, chegou ao fim. Pra mim, a TVBE foi a melhor faculdade que eu poderia ter. Serei eternamente grata á todos.
Jorge Kajuru afirma que entrevistou com exclusividade o goleiro Bruno, que foi preso no ano passado e é suspeito de ter participado do assassinato de Elisa Samúdio.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o jornalista disse que a primeira e única entrevista com o ex-goleiro do Flamengo durou quase duas horas e foi gravada em dezembro de 2010.
Já os advogados de defesa do atleta publicaram uma nota na qual afirmam que Jorge Kajuru não recebeu autorização para entrevistar Bruno.
Mesmo contratado pela TV EsporteInterativo e pelo SBT, Jorge Kajuru não tem obrigações contratuais e resolveu ceder o material ao jornalista José LuizDatena que apresenta o jornalístico “Brasil Urgente” na Band. A emissora ainda não divulgou quando vai exibir a entrevista.
Ainda na Band, o “SP Acontece” vai mudar de nome. O telejornal que aos poucos se transformou em uma mesa redonda de futebol pode ser rebatizado de “O Dono da Bola”. O título já foi registrado pela emissora.
A partir desta sexta-feira, a Rede Globo faz uma cobertura especial do “Rock in Rio”. Além de reportagens, a emissora vai exibir os melhores momentos do evento durante a madrugada. Serão três horas de transmissão todos os dias e a apresentação é do jornalista Zeca Camargo.
20 de set. de 2011
Notícias
Ontem, a Band do Rio de Janeiro estreou o seu novo telejornal local. Apresentado pelo jornalista Fábio Barreto, o “Brasil Urgente Rio” também ganhou um helicóptero para fazer a cobertura aérea do estado.
Já a jornalista Marília Gabriela ganhou mais espaço no SBT. Nesta quarta-feira, ela estreia a segunda edição do seu programa “De Frente com Gabi”, que também vai ao ar nas noites de domingo.
Em parceria com o IBOPE Inteligência, o Grupo RIC realiza a 4ª edição do IMPAR, projeto que premia as marcas preferidas dos consumidores em Santa Catarina.
As cerimônias do Anuário IMPAR acontecem em datas diferentes nas seis cidades catarinenses onde o Grupo RIC possui emissoras da RICTV Record. Florianópolis e Xanxerê já receberam o evento. As próximas são: Chapecó, amanhã; Joinville e Blumenau, 27/09 e Itajaí, 28/09.
A novidade deste ano é a palestra de Paulo Henrique Amorim. O jornalista da Rede Record e apresentador do “Domingo Espetacular” fala sobre o “Crescimento da Classe C no Brasil”.
Depois de dez anos, Milton Neves finalmente conseguiu obter a concessão de uma rádio no litoral de São Paulo. O jornalista vai lançar em breve a Terceiro Tempo FM. A programação da nova rádio será formada por jornalismo, música e muito esporte.
9 de set. de 2011
As chuvas em Santa Catarina e a imprensa
Agora pouco, a enchente em Santa Catarina foi destaque na chamada do "Jornal Nacional" da Rede Globo e também no "Jornal da Record".
Por aqui, a TVBV-Band já está com um link e uma repórter em Itajaí.
Já passava das quatro horas da manhã desta sexta-feira e após uma entrevista na Rádio Univali FM, durante a cobertura das chuvas no estado, o comentarista Zélio Prado soltou uma verdadeira pérola. Sem saber que o microfone continuava aberto, ele disse:
- Desliga essa bagaça e vãobora! (risos)
A RICTV Record está de plantão desde quarta-feira. Hoje pela manhã, o primeiro telejornal da emissora, o “SC no Ar”, foi especial com várias participações ao vivo. Os repórteres Henrique Zanotto e Juliana Soares participaram do “Fala Brasil” e do "Hoje em Dia".
Já na tarde de hoje, a repórter Patrícia Silveira foi a responsável pelas participações ao vivo durante a programação da RICTV, Rede Record e Record News.
O Grupo RBS também está de plantão em Santa Catarina. Emissoras de rádio e televisão dão apoio à Rede Globo. Os telejornais “Bom Dia Brasil” e “Jornal da Globo” já noticiaram a enchente em Blumenau. Em Itajaí, destaque para a cobertura do ClisRBS Itajaí.
Rádios da região estão de plantão. Pelo Twitter e através de sites e blogs, jornalistas, veículos de comunicação e assessorias de imprensa informam a população sobre os fatos da enchente.
O mesmo acontece na TVBE de Itajaí. O plantão da emissora começou na manhã desta quinta-feira e continua no ar por tempo indeterminado. Já são quase dois dias de transmissão ao vivo.
6 de set. de 2011
Entrevista: Roberta Dietrich
Roberta Dietrich nasceu em Lages - Santa Catarina e cursou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí - Univali, onde se formou em 1997. Aos 38 anos de idade e com quase 20 anos de carreira, a jornalista é reconhecida por uma característica indispensável na profissão: o amor pelo que faz.
No começo da carreira, trabalhou durante nove meses na TV Vale do Itajaí, hoje RICTV Record, e logo em seguida trabalhou durante quase uma década na RBSTV. Atualmente, Roberta Dietrich é coordenadora de jornalismo da TV Litoral Panorama de Balneário Camboriú. Na emissora, ela também apresenta o programa “Panorama Geral”. Além disso, trabalha como editora e apresentadora do “Bom Dia Transamérica” e diretora geral, produtora executiva e apresentadora do programa “Bem Viver”.
DM: Quando você descobriu o jornalismo como profissão? RD: Sempre tive na fala e na escrita minhas maiores paixões - desde muito pequena. Além disso, sempre fui contestadora, meio adolescente rebelde e o resultado natural foi buscar o jornalismo. Meus pais sempre garantiram ensino de qualidade e liberdade para a escolha da minha profissão. Sou filha de uma professora de português e de um pequeno empresário. Foram e são minha inspiração para a batalha diária.
DM: Como foi a sua passagem pela RBSTV? RD: Lá, passei por quase todos os programas. Fui apresentadora e editora do “Bom Dia Santa Catarina”, fiz reportagens para todos os programas da emissora, além de participações nacionais no programa da Ana Maria Braga e do Faustão... “Bom Dia Brasil”, “Jornal Hoje” e até a Copa do Mundo pela TV Globo Internacional, entre outros... Foi um tempo ótimo, trabalhei muito, às vezes sem folga e sem finais de semana, mas aprendi demais e tive grandes colegas que mantenho contato até hoje. É uma grande empresa e uma escola incomparável!
DM: E hoje, como é ser coordenadora de jornalismo da TV Litoral Panorama? RD: Amo o que eu faço e vou tomar para mim uma frase do jornalista Caco Barcellos. "Jornalismo é contar histórias e na TV é contar histórias para muita gente". Na TV Panorama, a gente sabe exatamente para quem está falando. A abrangência é pequena, então sabemos que cara tem o nosso público e falamos o que ele quer e precisa saber. Fazemos um jornalismo comunitário, social e extremamente informativo. Nossa rotina é como a de qualquer outra redação. Sempre em busca da pauta, sempre correndo contra o tempo, sempre tentando fazer o melhor. E nossa equipe faria inveja a muitas emissoras!
DM: Na TV Litoral Panorama, você também apresenta o “Panorama Geral”, um dos principais programas da grade de programação da emissora... RD: O “Panorama Geral’ é um programa comunitário que preenche uma lacuna social: ouvir as pessoas. Nós ouvimos as pessoas! Sem assistencialismo barato e com responsabilidade. É tudo ao vivo! Então no mesmo programa alguém liga reclamando da falta de água, por exemplo, e na hora nossa produção busca a resposta com o responsável pelo atendimento. Ou a própria autoridade liga na emissora, dando a dimensão da nossa audiência. Se os serviços públicos não fossem tão ruins, talvez o “Panorama Geral” não tivesse tanto sucesso.
DM: Ainda sobre o “Panorama Geral”... Durante o carnaval deste ano, você apareceu fantasiada de bruxa no programa e disse que a caracterização era uma homenagem ao prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias (Periquito). O que realmente aconteceu? RD: Repito o que já disse várias vezes no programa: “quem quer elogio deve ligar para o pai ou para a mãe.” Eleitor e jornalista precisam ter senso crítico. Então a gente crítica, abre espaço para o povo falar o que pensa - normalmente cobrando, mas às vezes, até agradecendo uma obra. Certa vez o prefeito me chamou de "bruxa" numa emissora de rádio. E para entrar na brincadeira, era carnaval, eu fui fantasiada de bruxa... Afinal, bom humor é tudo!
DM: Mudando de assunto... Você também apresenta o programa “Bem Viver”. RD: O “Bem Viver” é um "filho". Nasceu em 2006 durante a minha última licença maternidade! Foi uma forma de ser empreendedora não dependendo de empregador para viver. Foi uma criação minha com a ajuda de muitos amigos como Vanessa Leal, Bhig Villas Boas, Luana Pompeu, Roberta Ramos, Edson dos Santos, Carol Westerkampt, entre outros. Ele nasceu local voltado para os setores de arquitetura, construção civil, design e paisagismo que estavam e estão em alta. Era veiculado pela RICTV Record, Record News e hoje está na TVBV-BAND, chegando a mais de 200 cidades catarinenses...
DM: E a sua relação com a política? RD: Nunca fui partidária, mas sempre gostei dessa editoria. A gente precisa saber mais e participar mais da política. Como diria Lula: "quem não gosta de política acaba sendo governado por quem gosta". Eu trabalhei em três campanhas eleitorais, sempre como profissional técnica - redatora, roteirista, repórter e sempre foi apaixonante. O processo é muito estimulante e é outra escola para a atividade do pensar e planejar a comunicação. Recomendo como escola, como aprendizagem!
DM: Durante a carreira, qual foi a sua maior gafe no telejornalismo? RD: Olha, sempre tentei me preparar para as entrevistas. Isso diminui sempre o risco de mico. Mas uma vez, um especialista foi falar de espécies raras no “Bom Dia Santa Catarina” na RBSTV e ele falou de uma espécie ameaçada. Eu achei que era um pássaro, mas era um tipo de roedor e ele me corrigiu na hora. Bola fora! (risos).
DM: Depois de quase duas décadas de carreira na televisão, você descobriu o rádio. Como está sendo esta descoberta diária? RD: Tem sido apaixonante. O “Bom Dia Transamérica” vai ao ar todas as manhãs e é essencialmente jornalístico. Temos ótimos temperos com comentários, muita interatividade com o ouvinte que nos manda mensagens sobre o que está acontecendo no amanhecer da região e muito bom humor. Nas notícias de esporte, por exemplo, eu demonstro claramente minha torcida pelo Corinthians e tem domingo que o ouvinte já começa a tirar sarro de mim no fim da tarde se o timão perde (risos). É divertida e forte essa troca!
DM: E para o futuro, o que você espera da profissão? RD: Espero que a comunicação local seja cada vez mais fortalecida. Afinal, interessa mais ao ser humano saber o que acontece na sua rua do que no Japão. Embora tudo influencie - mais ou menos- a nossa rotina. Espero que a tecnologia não suprima a responsabilidade na apuração e a divulgação da informação.
DM: E para terminar esta entrevista, qual é o recado que você deixa para os leitores deste blog sobre o jornalismo. RD: Desejo de coração encontrar uma nova geração de jornalistas menos "bunda mole", mais apaixonada e mais ética do que a que está aí na sua maioria. Claro que com honrosas e deliciosas exceções, graças a Deus! Se você está fazendo jornalismo em busca de reconhecimento, fama ou elogio mude já de profissão. Mas se você tem aquela paixão por contar histórias, quer mudar o mundo - nem que seja um pouquinho, pretende agir com seriedade e não "vender" ou "alugar" sua opinião, seja muito, muito, muito bem vindo. A casa é sua!
5 de set. de 2011
Notícias
Amanhã, você acompanha aqui no blog uma entrevista exclusiva com a jornalista Roberta Dietrich (foto). Aos 38 anos de idade e com quase 20 anos de carreira, ela falou sobre os desafios do jornalismo e o futuro. Não perca!
Maurício Lima, conhecido como o “Maurício do Vôlei” é o mais novo contratado da Rede Record. O acordo com a emissora segue até dezembro de 2012. Ele vai participar da cobertura dos próximo eventos esportivos. Além disso, ele também vai ganhar um blog no portal R7.
Na última quarta-feira, a direção da RedeTV! confirmou a saída de Fernando Vannuci da emissora. O problema é que o jornalista esportivo disse que não foi avisado sobre o desligamento e que continua trabalhando normalmente.
E por último, um recado para os profissionais de televisão! Em Blumenau, a sucursal da TVBV – Band está com uma vaga para repórter.
27 de ago. de 2011
Notícias
Neste domingo, a TV Cultura estreia o jornalístico “Matéria de Capa”. A intenção é mostrar um olhar mais aprofundado sobre as notícias do Brasil e do mundo.
Nesta sexta-feira, o “Repórter Record” estreou em novo horário. A partir de agora, o jornalístico apresentado por Marcelo Rezende é exibido na sexta-feira.
Em setembro, os atentados às Torres Gêmeas nos Estados Unidos completam 10 anos. Por isso, entre os dias 5 e 11 do próximo mês, os telejornais da Rede Globo vão exibir séries de reportagens sobre o assunto. Apresentadores e correspondentes da emissora estão envolvidos na produção do material.
Com reportagens sobre a invasão do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, o “Jornal Nacional” concorre ao Prêmio Emmy na categoria “Informação”. O International Emmy Awards acontece no dia 26 de setembro em Nova Iorque nos Estados Unidos.
Em setembro, César Seabra, diretor da Globo News, vai assumir a Direção de Redação de Esportes que engloba o portal globoesporte.com e os canais SporTV. Ele vai ser substituído por Eugênia Moreyra.
16 de ago. de 2011
RICTV Record Itajaí estreia série de reportagens nesta terça-feira
Nesta terça-feira, a RICTV Record Itajaí estreia “O Endereço do Crime”, a nova série de reportagens do “Jornal do Meio Dia”. Um ano depois da exibição da matéria que denunciou o tráfico de drogas na Rua Corupá no Bairro Municípios em Balneário Camboriú, a equipe de reportagem da emissora voltou ao local e percebeu que a situação é a mesma.
Pelo menos 15 bocas de fumo continuam funcionando na área que é considerada uma das mais perigosas da região. Com exclusividade e pela primeira vez na televisão, o “Jornalismo Verdade” da RICTV Record Itajaí vai exibir os relatos de cinco moradores da Rua Corupá. Homens e mulheres que há cinco anos são vizinhos do crime organizado.
Além destes depoimentos, o repórter Douglas Marcio e o cinegrafista Leandro Lins vão mostrar como funciona a “Máfia das Calçadas” e as relações de poder entre traficantes e crianças da Rua Corupá. Desde cedo, elas são transformadas nos “Aviõezinhos”. Meninos e meninas com idades entre oito e doze anos, responsáveis por transportar a droga.
Os telespectadores vão conhecer também os chamados “Zumbis ou Nóias”. São usuários de drogas que ficam perambulando pela rua para consumir e negociar. “O Endereço do Crime” demorou quase dois meses para ficar pronta. A produção recebeu ainda o apoio da coordenadora do departamento de jornalismo da emissora, Flávia Jordão e da editora Jussara Dutra, responsável pela finalização da série.
13 de ago. de 2011
Notícias
Nesta terça-feira, estreia a nova série de reportagens do “Jornal do Meio Dia” da RICTV Record Itajaí. “O Endereço do Crime” vai revelar o drama de moradores da Rua Corupá no Bairro dos Municípios em Balneário Camboriú. Há cinco anos, eles fazem parte do submundo do tráfico de drogas.
A jornalista Marília Gabriela deixou a TV Cultura. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira pela direção do canal, onde apresentou o programa “Roda Vida” durante um ano. Marília Gabriela continua no SBT e no GNT.
No mês passado, a repórter Gizah Batista atendeu o próprio celular durante uma participação ao vivo no "Paraná TV" na RPCTV, afiliada da Rede Globo. De acordo com a direção da emissora, a profissional foi vítima de um erro técnico. Por causa do retorno, a repórter pensou que não estava mais no ar. Gizah Batista continua trabalhando na RPCTV e até já fez outras participações ao vivo.
10 de ago. de 2011
Em Itajaí, a TVBE está investindo em propaganda institucional. Outdoors com os principais nomes do jornalismo da emissora estão espalhados pela cidade.
No próximo dia 19 de agosto, o SBT estreia novo logotipo. A mudança é em comemoração aos 30 anos do canal. O atual está no ar desde 2001.
Na próxima terça-feira, a RICTV Record Itajaí estreia a nova série de reportagens do "Jornal do Meio Dia". "O Endereço do Crime" vai mostrar com exclusividade como funciona o tráfico de drogas em Balneário Camboriú. Em breve, mais detalhes neste blog.
José Luiz Datena se atrapalhou ao vivo nesta terça-feira. Durante a exibição do programa “Brasil Urgente” na Band, o jornalista trocou o nome da emissora. Ele disse:
- A Record mostrando pra você...
E em seguida, a correção:
- Eu pensei que não fosse falar o nome da Record aqui.
No mês passado, a repórter Gisah Batista da RPCTV, afiliada da Rede Globo no Paraná, atendeu o próprio celular durante uma participação ao vivo no telejornal “ParanáTV 1º Edição”. Veja o vídeo:
7 de ago. de 2011
Uma cena inusitada chamou a atenção dos telespectadores na Paraíba. Durante a exibição de um telejornal na TV Arapuan, emissora afiliada da RedeTV!, os apresentadores foram pegos de surpresa. Após uma entrevista ao vivo no estúdio, o entrevistado se levantou e foi embora antes do intervalo comercial. Veja o vídeo:
Em tempo
O programa “E aí, Doutor?” da Rede Record vai deixar a grade de programação da emissora em outubro. O motivo é transmissão dos Jogos Panamericanos de 2011 em Guadalajara no México. A atração estreou em maio deste ano e nesta primeira fase foram produzidos 80 episódios. A segunda temporada ainda não foi confirmada.
A partir de agora, Juliana Senne (foto) faz parte da equipe da RICTV Record Itajaí. Após uma semana acompanhando a rotina de produção, ela estreia nesta segunda-feira na função de repórter do “Jornal do Meio Dia”.
- Para mim é uma grande experiência trabalhar em uma emissora líder de audiência e que passa credibilidade, uma das coisas que eu mais prezo na minha carreira - revela a nova contratada.
Em março deste ano, a jornalista de 26 anos de idade concedeu uma entrevista exclusiva a este blog. Juliana Ariana de Senne Corrêa nasceu em Balneário Camboriú e cursou Jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí – Univali onde se formou em julho de 2008.
Durante quatro anos, trabalhou na TVBE – Brasil Esperança. Na emissora de Itajaí, ela foi produtora, repórter, apresentadora e coordenadora do departamento de jornalismo. Juliana Senne também atuou em outros veículos de comunicação da região: Diário da Cidade, Rádio Univali, Rádio 106,7 e TV Univali.
Durante 15 dias, a repórter Gabrielle Ravasco cobriu as férias da jornalista Rafaella Reinert na TVBV-Band em Itajaí. Com o retorno da colega de trabalho, Gabrielle Ravasco foi efetivada e transferida para a sucursal da emissora em Blumenau, onde já está trabalhando. Veja o vídeo:
Os telespectadores da Rede Record foram pegos de surpresa com o possível retorno de José Luiz Datena (foto) à Band já na próxima semana. Nesta sexta-feira, Datena se despediu do “Cidade Alerta” com um “até um dia!”. Até agora, as duas emissoras não confirmaram a mudança. O jornalista trocou a Band pela Rede Record no mês passado.
Regina Volpato é a nova contratada da RedeTV!. Na emissora, a jornalista vai apresentar a revista eletrônica “Manhã Maior”. O contrato é de um ano e a estreia acontece em agosto.
Neste sábado, os apresentadores do programa “Tribuna do Vale” da RICTV Record, Joaquim Lacerda e Antônio Carlos, participaram do 13º Encontro dos Amigos em Balneário Camboriú. A barraca da emissora foi transformada no “Butko do Tribuna do Vale”.
Nesta segunda-feira, às 19h, estreia o novo “Jornal da Gazeta”. Os apresentadores vão ser Stella Gontijo e Gabriel Cruz. Já a jornalista Juliana Verboonen vai apresentar a previsão do tempo.
A TVBE concluiu nesta semana a instalação de um transmissor que possui 200 watts de potência. Com o equipamento, o sinal da emissora de Itajaí vai chegar com mais qualidade ao interior da cidade e também aos municipios de Balneário Camboriú e Camboriú.
Na última terça-feira, o telejornal “SBT Meio Dia” do SBT - Santa Catarina foi diferente. Para comemorar um ano no ar, apresentadores e comentaristas trocaram de papéis por uma edição.
Há mais de dez anos, a TVBE – Brasil Esperança está na Festa Nacional do Colono que ocorre tradicionalmente na localidade da Baía em Itajaí. Na 29º edição, a Casa de Campo da emissora até ganhou um balanço de engenho. Além de receber telespectadores e funcionários, no local vão ser realizadas as gravações do programa “TVBE Casa de Campo”.
Pela primeira vez, a RICTV Record Itajaí também está presente no evento que valoriza o homem do campo. Nesta sexta-feira, antes do show, o cantor Israel Lucero visitou a Casa de Campo da emissora. Lá, o sertanejo conversou com os colaboradores e atendeu as fãs. Os telespectadores do canal também estão convidados! Neste sábado, o RICTV Record exibiu um “Jornal do Meio Dia Especial” falando sobre a programação da Festa Nacional do Colono.
As duas estruturas são amplas e foram construídas de forma rústica para divulgar e combinar com a festa. Além disso, as casas estão localizadas em frente ao palco onde acontecem as apresentações nacionais e ao salão principal do Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graff.
Em tempo. O “Jornal do Meio Dia” exibido pela RICTV Record é líder de audiência em Itajaí pelo quarto ano consecutivo. A emissora conquistou 29,1 pontos e 47% de participação no horário. A pesquisa feita pelo Ibope foi realizada em Itajaí entre os dias 06 e 12 de junho de 2011.
A TV Gazeta ainda não definiu quem vai substituir a jornalista Maria Lydia Flandoli na apresentação do "Jornal da Gazeta". O jornalista Gabriel Cruz segue na bancada até agosto.
A Rede Record vai ocupar uma área de 750 metros quadrados no IBC – Internacional Broadcast Centar – o espaço é reservado para as emissoras de televisão que vão cobrir as Olimpíadas de 2012, em Londres. Só para se ter uma idéia, o estúdio na Inglaterra vai ter o mesmo tamanho da redação da Record News em São Paulo
O comentarista esportivo da RBSTV, Paulo Sant-Ana, pediu demissão ao vivo durante o “Jornal do Almoço” no Rio Grande do Sul. Ele foi afastado da emissora quando revelou que o técnico do Internacional, Paulo Roberto Falcão, seria demitido em três meses. Na época, o jornalista de 72 anos foi chamado de louco. Veja o vídeo:
Nesta quarta-feira, o “Notícias do Dia” do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda recebeu o Prêmio de Qualidade Profissional e Empresarial Max Líder. O jornal do Grupo RIC foi o mais lembrado em uma pesquisa feita pelo instituto Max Líder na região. Nos dias 18 e 19 de maio, foram consultadas 720 pessoas. O estudo comprova a liderança do “Notícias do Dia” em Tijucas e pela primeira vez em Canelinha. O colunista Léo Nunes e diretor Valor Telles também foram premiados.
Nesta sexta-feira, a jornalista Renata Ceribelli e o preparador físico André Trombini participaram do bate-papo “Medida Certa” em Florianópolis. O debate que recebeu o nome do quadro do “Fantástico” da Rede Globo aconteceu no Shopping Iguatemi e foi mediado pela jornalista da RBSTV, Karen Fabiani.
O acadêmico de jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Paulo Alves, está entre os dez finalistas do 7º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Ele o cinegrafista Fabiano Correia produziram a reportagem “Os Avanços da Energia Solar no Brasil”. Paulo Alves pode ganhar uma viagem para conhecer os estúdios da emissora em Atlanta – EUA.
O SBT negou que tenha demitido os repórteres Erick, Phelipe Siani (foto) e Guilherme Menesez. De acordo com o diretor do departamento de jornalismo, Alberto Villas, os jornalistas deixaram o canal para trabalhar em outras emissoras: RedeTV!, Rede Globo e TV Brasil, respectivamente.
Nesta semana, o SBT anunciou ainda que vai exibir episódios inéditos do seriado "Chaves" em agosto. Para divulgar a novidade, o jornalismo do canal vai exibir uma série de reportagens sobre os episódios inéditos.
Em tempo. Na última segunda-feira, o programa "Cidade Alerta" da Rede Record estreou novo cenário.
Nascida em Angra dos Reis – Rio de Janeiro, Flávia dos Santos Jordão (foto) é hoje uma das principias jornalistas de Santa Catarina. Aos 30 anos de idade, ela ocupa um dos mais importantes cargos do telejornalismo da região. A coordenadora de jornalismo da RICTV Record se formou em Comunicação Social em 2003 pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Nesta entrevista exclusiva, Flávia Jordão fala sobre: carreira, concorrência e futuro profissional.
DM: Hoje como coordenadora de jornalismo da RICTV Record Itajaí, o que você utiliza da sua experiência como repórter? FJ: Como fui repórter, hoje facilita no que eu preciso cobrar da minha equipe. Eu sei o que dá para fazer na rua, como fazer e o tempo que um repórter leva de uma fonte até outra. A dificuldade de fazer uma enquete, por exemplo. Como já atuei em quase todas as áreas que coordeno fica mais fácil cobrar, exigir. Além de repórter, também fui produtora, pauteira, apresentadora e editora de texto.
DM: Como surgiu o convite para ocupar um cargo tão importante? FJ: Eu era estagiária na TV e na Rádio Univali ao mesmo tempo, era bem corrido, mas a experiência foi muito importante para o aprendizado. Pois na Universidade, ficamos muito na teoria. Quando me formei fiquei sem emprego, tiver que sair dos dois estágios. Nessa época deu um “frio na barriga”, uma insegurança, será que escolhi a profissão certa? Mas depois de um mês surgiu uma vaga de repórter na TV Record e a coordenadora na época Christiane Pinheiro me chamou e me deu uma oportunidade. Mas fui bem difícil no começo, pois até então só tinha trabalhado na produção. Até segurar o microfone era complicado (risos). Pois quem olha de fora parece fácil, mas você gravar uma passagem na rua, com várias pessoas te olhando, era realmente apavorante... Mas com o tempo isso foi passando, fui ganhando firmeza, segurança e conseguindo conversar com a câmera. E a cada dia fui ficando mais apaixonada pela televisão, pelo dia a dia, sem rotina. Depois de um tempo como repórter surgiu o convite para assumir a coordenação. Um outro desafio, pois comandar uma equipe não é fácil. Mas graças a Deus e muita paciência (risos), acho que consigo ser uma boa coordenadora. Mas essa é uma pergunta tem que ser feita para a minha equipe é claro! Mas falando sério, o importante pra mim é que minha equipe fale a mesma língua, que seja integrada e que se ajude. Nossa meta é trabalhar pelo bom desempenho da nossa programação local. Eu também preservo muito a confiança e a possibilidade de poder contar com eles em qualquer ocasião. Pois o jornalismo não é um trabalho regrado, com hora exatamente certa para entrar e sair. Já tive que chamar repórter de madrugada, pela manhã, na folga, no natal, isso é normal na nossa profissão e é preciso se acostumar.
DM: E já surgiram convites/propostas de outras emissoras? FJ: Já sim, faz um tempinho (risos). Mas eu adoro o que faço, onde estou, a RICTV Record é minha segunda casa.
DM: Em sua opinião, qual é o principal desafio de um cargo deste tipo? FJ: O meu desafio diário é manter uma programação de matérias, links de assuntos regionais que chamam a atenção do telespectador. Tem dias que tudo acontece, é mais fácil. Mas tem dia que não acontece nada, temos que ter criatividade e criar algo, rápido, pois nosso público espera um jornal bom, de qualidade todos os dias.
DM: Você falou em público, a audiência é uma coisa que te incomoda? FJ: Não me incomoda. Pois independente da medição do Ibope, todos os dias eu dou o meu melhor e minha equipe também, para fazer um telejornal com qualidade.
DM: Há quatros anos, o “Jornal do Meio Dia”, principal produto da RICTV Record Itajaí, é líder absoluto de audiência no horário em toda a região. Em sua opinião, quais são os motivos de tanto sucesso? FJ: A regionalização, nós falamos para o povo daqui e também estamos sempre preocupados em saber a opinião do público e de saber o que eles gostariam de ver na tela do “Meio Dia”. E já são 15 anos de credibilidade, conquistada e reforçada diariamente.
DM: Por falar em “Jornal do Meio Dia”, como você analisa as várias críticas em relação aos merchandisings que são exibidos durante o telejornal? FJ: Estamos sempre discutindo sobre este assunto, pois temos que satisfazer o cliente que confia na nossa credibilidade, sem comprometer o programa. A situação melhorou muito e tudo pela qualidade, já tivemos seis e até oito inserções. Hoje são apenas quatro e com tempos de 30 segundos ou no máximo um minuto. Mas é uma área que está sempre sendo avaliada por mim, em conjunto com o diretor regional da emissora, Alexandre Rocha.
DM: Durante algum tempo, você apresentou ao vivo o principal telejornal da emissora com o Graciliano Rodrigues. Como foi essa experiência? FJ: Ótimo! Eu adorava! Era muito corrido. Na época, eu já era coordenadora de jornalismo da emissora e sou eu que decido o que vai para o ar, matérias que entram e que saem do roteiro. Quando eu apresentava essas decisões eram tomadas ali na bancada, era bem difícil e acabava tirando a minha concentração na apresentação. Mas foi um período muito bom mesmo. Além disso, o reconhecimento do público não tem preço.
DM: E as gafes... Foram muitas?
JF: São duas inesquecíveis (risos). A primeira eu apresentava o “SC no Ar” e caiu o TP (teleprompter), e eu não estava com a lauda/roteiro na mão. Aí eu disse para a câmera: só um pouquinho! Molhei o dedo na boca e comecei a procurar a lauda certa para continuar o jornal. Já a segunda gafe foi na apresentação do “Record em Notícias” também com o Graciliano. A gente estava com o link com o professor Ricardo Guedes. Quando encerrou, eu agradeci: obrigada Eduardo Guedes... Aí o Graciliano brincou comigo: você está pensando no Edu? Ele está lá no “Hoje em Dia”, não no link.
DM: Para o futuro, quais são seus objetivos? FJ: Primeiro que a nossa profissão tenha reconhecimento, que as empresas preservem a qualidade e exijam o diploma. Eu ainda quero aprender a editar, me qualificar mais, está faltando ainda um pouco de tempo nessa minha vida maluca de jornalista, esposa e mãe.
DM: E para os leitores deste blog, qual é o recado? FJ: Para os novatos que sempre busquem a qualidade e entendam o poder que tem a palavra de um jornalista, tanto em um texto de jornal, quanto rádio ou TV. A nossa profissão pode ser fiscalizadora, denunciar fatos, mostrar lindas histórias, tragédias, temos um “poder” imenso. Mas se for utilizado sem caráter pode comprometer a vida de muita gente. Outra coisa, a televisão tende também a demonstrar um certo “glamour”, esqueçam, pois isso passa, o que importante é o companheirismo, a humildade do profissional. Muita garra, e não esqueça nada de ser “filho da pauta”, um jornalista tem que ter criatividade e sempre uma carta na manga. Quero também aproveitar o espaço e agradecer a família linda que tenho, sem eles não seria nada. Beijão para os meus três amores, Fábio, Guilherme e Bruno.
No próximo dia 11 de julho, a Rádio Record Santa Catarina AM 1.470 estreia no estado. O novo veículo vai oferecer ao ouvinte programas específicos com entrevistas, prestação de serviço e notícias 24 horas por dia. Além disso, a Rádio Record Santa Catarina vai transmitir através de links ao vivo programas da RICTV Record, Rede Record, Record News e Record News Santa Catarina.
Neste domingo, você acompanha aqui no blog uma entrevista exclusica com a jornalista Flávia Jordão que também é coordenadora de jornalismo da RICTV Record Itajaí. Não perca!
O apresentador Tande foi flagrado mascando um chiclete ao vivo na Rede Globo. O deslize aconteceu durante a transmissão de um evento no “Esporte Espetacular”do último domingo. Veja o vídeo:
Em setembro, o telejornalismo da Rede Globo será reformulado. Além de alterações na pauta, a direção da emissora vai permitir que alguns âncoras/apresentadores façam comentários após a exibição das reportagens.
No Brasil, de cada dez jornalistas registrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, quatro não possuem graduação. Os números são do próprio Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e foram analisados entre 1º de julho de 2010 e 29 de junho de 2011.
No próximo dia 26 de julho, o blog completa três anos e em breve vai ultrapassar a marca dos 40 mil acessos. Para comemorar essas conquistas, eu preparei uma entrevista exclusiva com a jornalista Flávia Jordão que também é coordenadora do departamento de jornalismo da RICTV Record Itajaí. Não perca!
Nesta terça-feira, às 21h, o Canal Futura exibe O “Sala de Notícias em Debate”. O programa especial foi gravado nos estúdios da TV Univali em Itajaí. Durante uma hora, a jornalista Amanda Pinheiro e os três convidados debateram a pesca na região e no Brasil.
O superintendente do departamento de jornalismo e esporte da Rede TV!, Américo Martins, nomeou Sidnei Bortotto como diretor interino de esporte da emissora.
Nesta segunda-feira, a Rede Record divulgou a escalação do time que vai realizar a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara deste ano. São mais de 100 profissionais. Entre os principais estão: Ana Paula Padrão, Heródoto Barbeiro, Mylena Ciribelli, Paulo Henrique Amorim e Adriana Araújo.
Ainda sobre o assunto, a direção da Rede Record pretende contratar o narrador Luciano do Valle para reforçar o departamento esportivo da emissora.
A Rede Globo prepara o retorno do “Central da Copa” para julho durante a exibição da “Copa América”. O jornalista Tiago Leifert e comentarista Caio Ribeiro (foto) estão confirmados no programa.
Nesta semana, a apresentadora do “A Crítica na TV” da afiliada da Rede Record em Manaus – Amazonas levou um tombo enquanto anunciava uma participação ao vivo. A jornalista Nerissa Neves tropeçou ao sair da bancada em direção ao telão.
A produção ainda tirou o telejornal do ar por alguns segundos, mas não desligou o áudio. Depois do susto, Nerissa Neves ainda comentou a situação com a colega de trabalho. Veja o vídeo:
Na última quinta-feira, o jornalista Joseval Peixoto se atrapalhou ao pronunciar Harry Potter. O deslize aconteceu durante o “a seguir” do “SBT Brasil”. Ele só conseguiu falar o nome corretamente após a terceira tentativa. Veja o vídeo:
No mês de maio o Jornal Notícias do Dia, veículo impresso do Grupo RIC, foi mencionado na “edição especial jornal” do Meio & Mensagem, entre os jornais que mais cresceram em circulação no ano de 2010. A revista com edição especial sobre jornais apresentou matéria falando da circulação de exemplares de todo o Brasil.
Segundo comparativo dos anos 2009 e 2010, realizado pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação), os Jornais do Grupo RIC, ND Joinville e ND Florianópolis estão entre os que mais cresceram. O Notícias do Dia Joinville obteve crescimento de circulação na média de exemplares dia de 43,7% e o Notícias do Dia Florianópolis, crescimento de 22,2%.
O resultado divulgado pelo IVC também revelou médias de exemplares de veículos impressos como a Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo, entre outros.
A produtora Medialand, responsável pela produção do "Operação de Risco", vai produzir reportagens especiais para o novo “Cidade Alerta”. O programa apresentado pelo jornalista José Luiz Datena estreou na última segunda-feira na Rede Record.
Na semana passada, a produtora conseguiu uma liminar na justiça impedindo a RedeTV! de exibir o “Operação de Risco”. O cancelamento do contrato foi motivado pela falta de pagamento da emissora. Mesmo assim, a RedeTV! continua exibindo o jornalístico em sua grade de programação. Até o momento, os valores do acordo com a Rede Record não foram divulgados. Já a dívida da RedeTV! com a Medialand está orçada em quase meio milhão de reais.
Nesta terça-feira, o Teatro Carlos Gomes em Blumenau foi palco do Troféu Rodolfo Sestrem. A ação é uma iniciativa do “Jornal A Voz do Povo”. Durante a premiação, foram escolhidos os melhores veículos e profissionais do município.
O “Jornal do Meio Dia” da RICTV Record Blumenau foi escolhido como melhor programa de telejornalismo e Alexandre Pereira (foto), também da RICTV Record Blumenau, foi o premiado na categoria repórter de TV. Na emissora, ele ainda comanda o quadro "Chutando o Balde".
Pela segunda vez consecutiva, Susan Germer do programa “Ver Mais” da RICTV Record Blumenau, foi escolhida a melhor apresentadora de TV da cidade.
Nesta segunda-feira, o novo “Cidade Alerta” registrou 10 pontos de média e conquistou a vice-liderança para a Rede Record. Em alguns momentos, o programa apresentado pelo jornalista José Luiz Datena atingiu picos de 16 pontos.
No mesmo horário, a Rede Globo foi líder com 20, o SBT apareceu em terceiro lugar com 6 e na quarta colocação a Band com apenas 2.
O “SP Record” permaneceu na grade da Rede Record durante cinco anos. A saída da programação foi motivada pela chegada do apresentador José Luiz Datena. O jornalista Reinaldo Gottino que apresentava o telejornal vai participar de outros projetos na emissora.
O diretor do departamento de jornalismo da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder, confirmou a saída de Renato Machado (foto) do “Bom Dia Brasil”. Ele permaneceu na apresentação do telejornal durante 15 anos. A partir de agora, o jornalista vai ser correspondente internacional da emissora em Londres, na Inglaterra.
O jornalista Chico Pinheiro que apresenta o “SPTV” vai ser o substituto. A jornalista Mariana Godoy também vai deixar o telejornal local e vai apresentar o "Jornal das Dez" da Globo News. Com isso, o "SPTV" vai ser apresentado pelo jornalista César Tralli. As mudanças estão previstas para setembro deste ano.
Nesta quinta-feira, José Luiz Datena (foto) assinou contrato com a Rede Record. A emissora vai desembolsar 38milhões de reais pela contratação. Deste valor, 20 milhões são referentes à multa do apresentador com a Band e o restante com a própria Rede Record. Com o retorno, a multa que foi motivada pela saída da emissora em 2003 foi cancelada.
O contrato é de cinco anos e o jornalista vai receber metade do que ganhava na Band. Lá, Datena estava insatisfeito com a carga horária de trabalho e com a direção da emissora e por isso aceitou a redução salarial.
O novo “Cidade Alerta” com José Luiz Datena estreia nesta segunda-feira e vai ao ar partir das 17h. Em duas horas de programa, ele vai trabalhar ao lado do comandante Hamilton que trocou a Band pela Rede Record no mês passado.
O acordo é direcionado apenas para a Rede Record. Mesmo assim, a emissora ainda estuda uma possível participação na rádio do grupo. Datena permaneceu na Band durante oito anos.
Feito histórico. O SporTV da Globosat conquistou mais de 200 mil telespectadores assistindo o canal por minuto.
O ex-comentarista esportivo da Rede Globo e atual técnico do Internacional, Paulo Roberto Falcão (foto), está criticando o trabalho da imprensa. Nesta terça-feira, por exemplo, ele rebateu as perguntas dos jornalistas sobre sua possível saída do clube.
- Eu sei por que de repente determinados comentaristas sugerem que tem um treinador chegando. Eu sei por que. Eu convivi com os caras. São coisas plantadas. Isso não é uma coisa séria - afirmou Falcão.
Nesta terça-feira, a TV Vale do Itajaí foi reconhecida mais uma vez durante a sessão solene da Câmara de Vereadores de Itajaí. O diretor regional da emissora que hoje se chama RICTV Record, Alexandre Rocha, recebeu uma placa em homenagem aos 25 anos do canal.
Violência em pauta. O especialista em segurança pública, Rodrigo Pimentel, é o mais novo reforço do “Bom Dia Brasil” da Rede Globo.
Ainda sobre o assunto, o jornalista Alex Escobar deixou a apresentação esportiva do telejornal. Em seu lugar foi convocado o jornalista Luis Ernesto Lacombe.
Reconhecimento. Na última quinta-feira, a jornalista da RBSTV, Adriana Krauss, foi premiada durante a 4º edição do Prêmio Internet Segura de Jornalismo. Ela e a equipe de reportagem do programa “Estúdio Santa Catarina” receberam o prêmio nacional pela matéria especial “A deficiência no combate aos crimes cibernéticos”. O evento aconteceu em São Paulo.
Oficial. Foi através do Twitter que a jornalista Margareth Santos anunciou sua saída da RICTV Record Itajaí. Ela permaneceu na emissora durante cinco anos. Neste período, ela participou de importantes coberturas, fez grandes reportagens e apresentou vários programas.
Mudança. A jornalista Vanessa Moltini (foto) é a mais nova contratada da RBSTV Blumenau. Ela trabalhou durante sete anos na TV Litoral Panorama de Balneário Camboriú.
Novidade. Desde a última sexta-feira, a RICTV Record Florianópolis está exibindo sua programação em HD para a capital catarinense. Em breve, outras praças vão fazer o mesmo.
Oportunidade. A RICTV Record Joinville está com uma vaga de repórter.
Confirmado. Nesta segunda-feira, o Comandante Hamilton estreia nos jornalísticos da Rede Record.
Nesta sexta-feira, acadêmicos e profissionais de comunicação da região vão até ao Salão Heidelberg do Hotel Himmelblau em Blumenau para acompanhar a palestra “Versatilidade na TV” do jornalista Britto Jr. (foto).
Durante o encontro que começa às 19h, o apresentador da Rede Record vai falar sobre suas experiências ao longo de 32 anos de carreira. A palestra faz parte do 4ª Festival Interdisciplinar de Comunicação da faculdade Ibes Sociesc de Blumenau. O evento conta com o apoio da RITV Record da cidade.
Na última terça-feira, Ana Paula Padrão (foto) cometeu uma pequena gafe em frente às câmeras. Enquanto anunciava uma reportagem durante a exibição do “Jornal da Record”, a jornalista quase completou o nome "Jornal Nacional", o telejornal da Rede Globo, a principal concorrente da Rede Record. Veja o vídeo.
Por causa do deslize, a apresentadora se transformou em um dos assuntos mais comentados do Twitter e foi parar nos Trending Topics. Na mesma noite, após a edição do “JR”, ela também utilizou o microblog para reconhecer e até brincar com o erro.
Mudança. As negociações entre a Rede Record e o jornalista José Luiz Datena (foto) seguem a todo vapor. A direção estaria acertando os detalhes do contrato.
Após a estreia do “Repórter Record”, o jornalista Marcelo Rezende renovou seu contrato com a Rede Record. Ele permanece na emissora até 2015.
Ontem, o “Domingo Espetacular” registrou recorde anual de audiência. Durante a exibição da revista eletrônica, a Rede Record contabilizou 15 pontos de média. A Rede Globo foi líder com 21 pontos.
A jornalista Márcia Dal Prete, editora do programa “Globo Mar” da Rede Globo foi contratada pelo SBT para ser a nova editora-chefe do “SBT Brasil”.
O “Repórter Record” vai retornar para a programação da emissora . A estreia acontece neste domingo. O jornalista Marcelo Rezende será o apresentador.
Internacional. Neste domingo, mais de 100 mil pessoas nos EUA e mais de 50 mil na Europa vão assistir as estreias do “Globo Notícia América” e do “Globo Notícia Europa”.
Os telejornais serão exibidos pela TV Globo Internacional aos domingos. O objetivo é informar os brasileiros que moram fora do país. Outras versões pra outros países também estão sendo analisadas pela direção da emissora.
O jornalista Bóris Cazoy está sendo sondado pela TV Gazeta para apresentar o “Jornal da Gazeta”. Atualmente, ele apresenta o “Jornal da Noite” na Band.
O título deste post, até parece coisa de telejornalismo, mas foi justamente o que aconteceu comigo e o cinegrafista Tiago Etges da RICTV Record na semana passada. Durante uma participação "ao vivo" no “Jornal do Meio Dia”, registramos um acidente envolvendo três carros na Rua Irineu Bornhausen em Itajaí.
Naquele dia, chegamos ao local às onze e meia da manhã. No roteiro, estavam previstas duas participações, uma no primeiro bloco e a outra no segundo. Em pauta, o tráfego de veículos pesados e a proibição de caminhões pela via.
Participamos da escalada e no segundo bloco eu entrevistei o coordenador da coordenadoria de trânsito da cidade, José Alvercino Ferreira, o Zé da Codetran. Falamos sobre multas, filas e acidentes.
Após a primeira participação, o apresentador Graciliano Rodrigues chamou o intervalo já com imagens da colisão. Segundos antes, nossa equipe de reportagem já tinha escutado o barulho do impacto. Foi um "a seguir" memorável!
Durante os poucos minutos do intervalo, uma corrida contra o tempo. Um verdadeiro corre corre em pleno Bairro São João. Afinal, precisávamos chegar o mais perto possível do acidente. E conseguimos!
Depois dos comerciais, já posicionada, nossa equipe é chamada às pressas. Com o apoio e a confiança do cinegrafista Tiago Etges, narrei pela primeira vez um acidente "ao vivo". Mostramos o trânsito parado, o trabalho dos agentes da Codetran e até os prejuízos dos motoristas que foram entrevistados ali mesmo, ainda nervosos por causa da batida.
Em seguida, os automóveis foram retirados da pista. Ninguém se feriu. Nossa equipe fez a última entrada "ao vivo" com a sensação de dever cumprido. Uma experiência inexplicável e que dificilmente vai acontecer de novo. Por isso, até hoje, esse foi com certeza o "ao vivo" mais tenso da minha vida.
Na próxima quarta-feira, Maria Lydia Flandoli (foto) deixa a TV Gazeta oficialmente. A jornalista trabalhou durante 20 anos na emissora. Neste período, ela foi âncora do “Jornal da Gazeta”.
Em tempo. O comandante Hamilton é o mais novo contratado da Rede Record. Lá, ele vai ganhar quatro vezes mais e participar de jornalísticos da emissora. O contrato é de três anos.
Neste sábado, o “Jornal do Meio Dia” da RICTV Record Itajaí ganhou mais um quadro fixo. A partir de agora, a repórter Juliana Soares vai esclarecer as dúvidas dos telespectadores no “Você sabia?”.
Em 2006, durante o programa “Arena” do canal SporTV, a comentarista Mily Lacombe acusou o goleiro Rogério Ceni de falsidade ideológica. Por telefone, o capitão da equipe do São Paulo participou ao vivo da atração e exigiu provas da jornalista. Essa semana, ela perdeu a ação movida pelo jogador. Ele foi indenizado por danos morais.
Seja bem-vindo. No próximo dia 17 de junho, o comentarista da ESPN, Paulo Vinícius Coelho/PVC, apresenta uma palestra em Balneário Camboriú. Em pauta, o futebol e o jornalismo esportivo.
A Rede Record estreou, na última segunda-feira (23/05), a atração "E ai, Doutor?", comandado por Antônio José Sproesser Junior (foto). É mais um programa sobre saúde que invade a programação da TV brasileira.
A emissora da Barra Funda corriqueiramente exibe matérias em seus jornalísticos (especialmente "Câmera Record" e reprises no "Tudo a Ver") sobre alimentação, bem estar, medicina alternativa e assuntos correlatos. A Rede Globo também entrou na onda, especificamente com o "Bem Estar", além de reportagens no "Jornal Hoje", "Globo Repórter", "Fantástico", entre outros programas. Agora, o telespectador é bombardeado com a overdose de matérias que envolvem qualidade de vida.
"E ai, Doutor?" é mais uma tentativa da Record em emplacar uma atração inédita nas tardes. O canal já exibiu "Geraldo Brasil", "Programa da Tarde", "O Preço Certo", entre outros. O novo programa aposta na prestação de serviço, o que chama a atenção do telespectador.
Na estreia, Sproesser apareceu com o mesmo visual do Dr. Drauzio Varella. Camisa de manga longa, cinto e calça social. Porém, as semelhanças param por ai. O doutor da Record personificou mais a imagem de animador de auditório. Ele interagiu com a plateia que circunda o belo cenário em tom azul. As tomadas das câmeras no auditório lembraram o extinto vespertino "Márcia".
A atração aparenta buscar um universo mais amplo de temas em relação ao "Bem Estar", da Rede Globo. O médico passou dicas sobre primeiros socorros, exibiu um quadro a la "10 anos mais Jovem", e até caiu na dança.
Sproesser tem uma boa presença no vídeo e soube conduzir o programa. Apesar disso, enfrentará o mesmo dilema do concorrente da Rede Globo. "E ai, Doutor" será diário com cerca de uma hora no ar. Terá que buscar novidades diariamente para não cansar o telespectador. Apesar disso, é sempre válido o investimento na grade vespertina, sobretudo em um programa que enriquece o conhecimento do público.
Prestação de serviço, opinião e análise. De acordo com o diretor do departamento de jornalismo do SBT, Alberto Villas, esses são os diferencias do novo “SBT Brasil’. O telejornal estreia na próxima segunda-feira às 19h30min. Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade (foto) são os novos apresentadores.
Além disso, foram contratadas as jornalistas Cláudia Liz e Débora Alaguera, elas faziam parte da equipe de jornalismo da Rede Record. Cláudia assumiu a chefia de redação e Débora a produção executiva do núcleo.
Mudança Carlos Nascimento deixa o "SBT Brasil" e permanece ao lado de Cynthia Benini no "Jornal do SBT – Edição Noite". Já Karyn Bravo deixa a bancada e vai apresentar a previsão do tempo no novo "SBT Brasil".
O cinegrafista da RICTV Record Itajaí, Leandro Lins, foi atropelado durante a terceira edição da “Corrida Maluca”. O evento que reuniu mais 25 mil pessoas e 48 equipes do sul do país aconteceu no último dia 23 de abril na Estrada da Rainha em Balneário Camboriú. Apesar da velocidade do carrinho, o cinegrafista conhecido como Patrick não se feriu. Veja o vídeo:
Em outubro de 2010, durante as eleições presidenciais, o repórter Ernesto Paglia e uma equipe de quase dez profissionais da Rede Globo percorreram mais de 20 municípios brasileiros. Foram 39 dias a bordo de dois aviões: um jato Falcom 2000, para cruzar grandes distâncias e um Turbo Hélice Caravan, capaz de pousar em qualquer tipo de pista.
O quadro “JN no Ar” foi criado justamente na campanha eleitoral para mostrar a realidade do país aos eleitores e também aos candidatos. Nesta quinta-feira, foi lançado o livro "Diário de bordo - JN no Ar" com os bastidores da série de reportagens em uma livraria do Rio de Janeiro. O autor, Ernesto Paglia, contou como surgiu a ideia da publicação.
- Quando decolamos do Rio para Macapá, que foi a primeira cidade que visitamos, o Ali Kamel (diretor da CGJ – Central Globo de Jornalismo) sugeriu que eu fizesse um registro das viagens - lembrou o jornalista.
Em abril, alunos da escola Básica Municipal Lucinira Melo Rebelo de Camboriú foram até Itajaí para visitar os funcionários da RICTV Record. Eles aproveitaram para conhecer o departamento de jornalismo, a edição e também os estúdios da emissora.
A visita faz parte de um trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Prevenção às Drogas e à Pedofilia de Camboriú em unidades escolares da região. Cada um dos estudantes premiados com o passeio escreveu uma redação com o tema drogas.
Confirmado. A Band será a emissora oficial da série B do Futebol Brasileiro em 2011. A assinatura do contrato entre o Grupo Bandeirantes e a Sport Promotion ocorreu nesta sexta-feira.
Agora vai. Neste sábado, o “Esporte Fantástico” da Rede Record permaneceu durante 22 minutos na liderança do Ibope. Na média final, o programa ficou com 5.3 pontos. No mesmo horário, a Rede Globo conquistou 7.7 e o SBT 4.4.
Em tempo. O Profissão Boleiro é o mais novo parceiro do clicRBS Itajaí. O blog dos acadêmicos de jornalismo da Univali vai fornecer conteúdo para o site de notícias.
Pela primeira vez, o SporTV foi líder em audiência na televisão paga. O canal esportivo da GloboSat desbancou o Discovery Kids. A Copa do Brasil e a Libertadores da América fizeram a diferença.
Nesta terça-feira, o “Profissão Repórter” vai mostrar uma reportagem especial sobre o assassinato de Jorge Toufic Bouchabki e sua esposa, que ficou conhecido como o Crime da Rua Cuba.
O diretor de planejamento do SBT, Fernando Pelégio, confirmou que a jornalista Rachel Sheherazade e o comentarista Joseval Peixoto serão os novos apresentadores do “SBT Brasil”. O novo formato do principal telejornal do canal estreia em junho.
O Portal IMPRENSA acompanhou com exclusividade, na última terça-feira (03), o anúncio feito pela Record Goiás para o mercado publicitário. A notícia foi a chegada de um novo diretor executivo, Mafran Dutra, até então alocado em São Paulo, no cargo de vice-presidente artístico da emissora.
Segundo Dutra, a Record Goiás desperta grande atenção da rede e é uma das praças que mais próximas estão da liderança de audiência. "Por vários momentos, aqui em Goiás nós conseguimos a liderança. Nosso carro-chefe, o programa 'Balanço Geral' é líder de audiência, isso justifica a atenção que a empresa dedica à região".
Em um jantar feito para publicitários, Dutra destacou que sua maior missão na Record Goiás é dar continuidade a um trabalho de expansão da emissora. A primeira etapa consistia em tornar o sinal da emissora nacional. Agora, Dutra se volta ao investimento em programação.
Estando bem posicionada nacionalmente, a Record pode investir em programas de qualidade. Além disso, outro desafio nosso é investir em infraestrutura e aumentar nossa programação local", conta.
A emissora possui aproximadamente 4 horas de programação produzidas em Goiânia, por meio dos programas "Direto da Redação", "Goiás No Ar", "Goiás Record" e o "Balanço Geral". Para a gerente de jornalismo da emissora, Ana Raquel Copetti, o jornalismo feito em Goiânia tem importante participação na rede. "Ficamos felizes de ver que nosso trabalho tem dado resultado e tem credibilidade no estado de Goiás".
Depois de se dedicar à região do Mato Grosso, Ana está há três meses em Goiás. Ela destaca que o rodizio de profissionais é algo muito comum na emissora. A chegada de novos profissionais está diretamente ligada à estratégia da Record pela liderança local. É o caso do gerente comercial e de marketing, Washington Braun, recém-chegado da TV Anhanguera (Globo-GO).
Concorrentes e mercado publicitário da região reconhecem que o posicionamento agressivo da emissora tem criado um ambiente mais competitivo. Por outro lado, muitos profissionais da área de propaganda olham com cautela os programas populares da emissora que, junto com a BAND, possuem uma linha mais sensacionalista. Já SBT e Globo preferem adotar posturas mais equilibradas.
O Canal Futura de TV por assinatura, estreia neste domingo (2) a programação transmitida do novo estúdio, de estrutura digital e com iniciativas ecológicas.
Serão produzidas vinte horas semanais de programação jornalística ao vivo. Os jornais serão transmitidos em sinal HD com sistema tapeless, o que dispensa o uso de mídias, como fitas e DVDs.
O estúdio conta com um painel de vidro de 180º, que exibe, como cenário de fundo, os prédios e as comunidades do bairro Rio Comprido, Zona Norte do Rio. Toda a programação jornalística, que conta com o "Jornal da Futura", "Conexão Futura" e "Sala de Notícias" será exibida deste estúdio.
Um diferencial da nova arquitetura dos estúdios é a iniciativa da construção ecologicamente correta. As luzes no estúdio são de LED, que economizarão 80% de energia.Piso, paredes e mobiliário foram desenvolvidos com madeira certificada e acabamento em bambu.
O "Sala de Notícias", por exemplo, terá novo formato, próximo ao de documentário, e vai exibir produções de 15 minutos criadas por realizadores independentes do Brasil e do exterior, como o grupo de fotojornalistas da americana MediaStorm.
O gerente de Programação do Canal Futura, João Alegria, explica o conceito do novo projeto da Futura. "Todo o espaço foi pensado para expressar a linha editorial do Canal Futura, que é orientada pela agenda social brasileira. Por isso, a preocupação com o meio ambiente e a opção de fazer um glass estúdio, mostrando as contradições sociais que estão presentes tanto no nosso entorno quanto em outros pontos da cidade e do país", explica.
Ontem, o "Jornal da Band" registrou 8,5 pontos de média. Em alguns momentos, a emissora atingiu picos de 10 pontos. Esse foi o melhor desempenho do noticiário desde o início do ano.
Essa semana, o departamento de jornalismo do SBT registrou o título “CN – Central de Notícias”.
O “Jornal da RecordNews" vai estrear em maio e a emissora já informou que o apresentador será o jornalista Heródoto Barbeiro. O novo telejornal será exibido às 21h30.
Dez comentaristas já foram confirmados para o novo telejornal, são eles: Roberto Macedo, Ricardo Kotscho, Nirlando Beirão, BethGoulart, Uip, AdibJatene, Daniel Castro, Cosme Rímoli, Rubens Ewald Filho (foto) e Bruno Motta.
O “SBT Brasil” é um dos melhores telejornais da televisão brasileira e também o principal produto jornalístico do SBT. O problema é que um erro de continuidade chama a atenção do telespectador.
Durante a abertura, os jornalistas Carlos Nascimento e Karyn Bravo mostram os principais destaques do dia sentados. Após a escalada, os mesmos apresentados aparecem entrando no estúdio. Quando a vinheta termina, lá estão eles sentados na bancada mais uma vez. Um detalhe um tanto inusitado. Veja o vídeo: