31 de jul. de 2011

Juliana Senne é a nova contratada da RICTV Record

A partir de agora, Juliana Senne (foto) faz parte da equipe da RICTV Record Itajaí. Após uma semana acompanhando a rotina de produção, ela estreia nesta segunda-feira na função de repórter do “Jornal do Meio Dia”.

- Para mim é uma grande experiência trabalhar em uma emissora líder de audiência e que passa credibilidade, uma das coisas que eu mais prezo na minha carreira - revela a nova contratada.

Em março deste ano, a jornalista de 26 anos de idade concedeu uma entrevista exclusiva a este blog. Juliana Ariana de Senne Corrêa nasceu em Balneário Camboriú e cursou Jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí – Univali onde se formou em julho de 2008.

Durante quatro anos, trabalhou na TVBE – Brasil Esperança. Na emissora de Itajaí, ela foi produtora, repórter, apresentadora e coordenadora do departamento de jornalismo. Juliana Senne também atuou em outros veículos de comunicação da região: Diário da Cidade, Rádio Univali, Rádio 106,7 e TV Univali.

30 de jul. de 2011

Repórter Gabrielle Ravasco já está na sucursal da TVBV-Band em Blumenau

Durante 15 dias, a repórter Gabrielle Ravasco cobriu as férias da jornalista Rafaella Reinert na TVBV-Band em Itajaí. Com o retorno da colega de trabalho, Gabrielle Ravasco foi efetivada e transferida para a sucursal da emissora em Blumenau, onde já está trabalhando. Veja o vídeo:

Notícias

Os telespectadores da Rede Record foram pegos de surpresa com o possível retorno de José Luiz Datena (foto) à Band já na próxima semana. Nesta sexta-feira, Datena se despediu do “Cidade Alerta” com um “até um dia!”. Até agora, as duas emissoras não confirmaram a mudança. O jornalista trocou a Band pela Rede Record no mês passado.

Regina Volpato é a nova contratada da RedeTV!. Na emissora, a jornalista vai apresentar a revista eletrônica “Manhã Maior”. O contrato é de um ano e a estreia acontece em agosto.

Neste sábado, os apresentadores do programa “Tribuna do Vale” da RICTV Record, Joaquim Lacerda e Antônio Carlos, participaram do 13º Encontro dos Amigos em Balneário Camboriú. A barraca da emissora foi transformada no “Butko do Tribuna do Vale”.

Nesta segunda-feira, às 19h, estreia o novo “Jornal da Gazeta”. Os apresentadores vão ser Stella Gontijo e Gabriel Cruz. Já a jornalista Juliana Verboonen vai apresentar a previsão do tempo.

A TVBE concluiu nesta semana a instalação de um transmissor que possui 200 watts de potência. Com o equipamento, o sinal da emissora de Itajaí vai chegar com mais qualidade ao interior da cidade e também aos municipios de Balneário Camboriú e Camboriú.

Na última terça-feira, o telejornal “SBT Meio Dia” do SBT - Santa Catarina foi diferente. Para comemorar um ano no ar, apresentadores e comentaristas trocaram de papéis por uma edição.

23 de jul. de 2011

RICTV Record e TVBE estão na 29º Edição da Festa Nacional do Colono em Itajaí

Há mais de dez anos, a TVBE – Brasil Esperança está na Festa Nacional do Colono que ocorre tradicionalmente na localidade da Baía em Itajaí. Na 29º edição, a Casa de Campo da emissora até ganhou um balanço de engenho. Além de receber telespectadores e funcionários, no local vão ser realizadas as gravações do programa “TVBE Casa de Campo”.

Pela primeira vez, a RICTV Record Itajaí também está presente no evento que valoriza o homem do campo. Nesta sexta-feira, antes do show, o cantor Israel Lucero visitou a Casa de Campo da emissora. Lá, o sertanejo conversou com os colaboradores e atendeu as fãs. Os telespectadores do canal também estão convidados! Neste sábado, o RICTV Record exibiu um “Jornal do Meio Dia Especial” falando sobre a programação da Festa Nacional do Colono.

As duas estruturas são amplas e foram construídas de forma rústica para divulgar e combinar com a festa. Além disso, as casas estão localizadas em frente ao palco onde acontecem as apresentações nacionais e ao salão principal do Parque Municipal do Agricultor Gilmar Graff.

Notícias

Em tempo. O “Jornal do Meio Dia” exibido pela RICTV Record é líder de audiência em Itajaí pelo quarto ano consecutivo. A emissora conquistou 29,1 pontos e 47% de participação no horário. A pesquisa feita pelo Ibope foi realizada em Itajaí entre os dias 06 e 12 de junho de 2011.

A TV Gazeta ainda não definiu quem vai substituir a jornalista Maria Lydia Flandoli na apresentação do "Jornal da Gazeta". O jornalista Gabriel Cruz segue na bancada até agosto.

A Rede Record vai ocupar uma área de 750 metros quadrados no IBC – Internacional Broadcast Centar – o espaço é reservado para as emissoras de televisão que vão cobrir as Olimpíadas de 2012, em Londres. Só para se ter uma idéia, o estúdio na Inglaterra vai ter o mesmo tamanho da redação da Record News em São Paulo

O comentarista esportivo da RBSTV, Paulo Sant-Ana, pediu demissão ao vivo durante o “Jornal do Almoço” no Rio Grande do Sul. Ele foi afastado da emissora quando revelou que o técnico do Internacional, Paulo Roberto Falcão, seria demitido em três meses. Na época, o jornalista de 72 anos foi chamado de louco. Veja o vídeo:

14 de jul. de 2011

"Notícias do Dia" do Grupo RIC recebe prêmio em Tijucas

Nesta quarta-feira, o “Notícias do Dia” do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda recebeu o Prêmio de Qualidade Profissional e Empresarial Max Líder. O jornal do Grupo RIC foi o mais lembrado em uma pesquisa feita pelo instituto Max Líder na região. Nos dias 18 e 19 de maio, foram consultadas 720 pessoas. O estudo comprova a liderança do “Notícias do Dia” em Tijucas e pela primeira vez em Canelinha. O colunista Léo Nunes e diretor Valor Telles também foram premiados.

Notícias

Nesta sexta-feira, a jornalista Renata Ceribelli e o preparador físico André Trombini participaram do bate-papo “Medida Certa” em Florianópolis. O debate que recebeu o nome do quadro do “Fantástico” da Rede Globo aconteceu no Shopping Iguatemi e foi mediado pela jornalista da RBSTV, Karen Fabiani.

O acadêmico de jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, Paulo Alves, está entre os dez finalistas do 7º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Ele o cinegrafista Fabiano Correia produziram a reportagem “Os Avanços da Energia Solar no Brasil”. Paulo Alves pode ganhar uma viagem para conhecer os estúdios da emissora em Atlanta – EUA.

O SBT negou que tenha demitido os repórteres Erick, Phelipe Siani (foto) e Guilherme Menesez. De acordo com o diretor do departamento de jornalismo, Alberto Villas, os jornalistas deixaram o canal para trabalhar em outras emissoras: RedeTV!, Rede Globo e TV Brasil, respectivamente.

Nesta semana, o SBT anunciou ainda que vai exibir episódios inéditos do seriado "Chaves" em agosto. Para divulgar a novidade, o jornalismo do canal vai exibir uma série de reportagens sobre os episódios inéditos.



Em tempo. Na última segunda-feira, o programa "Cidade Alerta" da Rede Record estreou novo cenário.

10 de jul. de 2011

Entrevista: Flávia Jordão

Nascida em Angra dos Reis – Rio de Janeiro, Flávia dos Santos Jordão (foto) é hoje uma das principias jornalistas de Santa Catarina. Aos 30 anos de idade, ela ocupa um dos mais importantes cargos do telejornalismo da região. A coordenadora de jornalismo da RICTV Record se formou em Comunicação Social em 2003 pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Nesta entrevista exclusiva, Flávia Jordão fala sobre: carreira, concorrência e futuro profissional.


DM: Hoje como coordenadora de jornalismo da RICTV Record Itajaí, o que você utiliza da sua experiência como repórter?
FJ: Como fui repórter, hoje facilita no que eu preciso cobrar da minha equipe. Eu sei o que dá para fazer na rua, como fazer e o tempo que um repórter leva de uma fonte até outra. A dificuldade de fazer uma enquete, por exemplo. Como já atuei em quase todas as áreas que coordeno fica mais fácil cobrar, exigir. Além de repórter, também fui produtora, pauteira, apresentadora e editora de texto.


DM: Como surgiu o convite para ocupar um cargo tão importante?
FJ: Eu era estagiária na TV e na Rádio Univali ao mesmo tempo, era bem corrido, mas a experiência foi muito importante para o aprendizado. Pois na Universidade, ficamos muito na teoria. Quando me formei fiquei sem emprego, tiver que sair dos dois estágios. Nessa época deu um “frio na barriga”, uma insegurança, será que escolhi a profissão certa? Mas depois de um mês surgiu uma vaga de repórter na TV Record e a coordenadora na época Christiane Pinheiro me chamou e me deu uma oportunidade. Mas fui bem difícil no começo, pois até então só tinha trabalhado na produção. Até segurar o microfone era complicado (risos). Pois quem olha de fora parece fácil, mas você gravar uma passagem na rua, com várias pessoas te olhando, era realmente apavorante... Mas com o tempo isso foi passando, fui ganhando firmeza, segurança e conseguindo conversar com a câmera. E a cada dia fui ficando mais apaixonada pela televisão, pelo dia a dia, sem rotina.
Depois de um tempo como repórter surgiu o convite para assumir a coordenação. Um outro desafio, pois comandar uma equipe não é fácil. Mas graças a Deus e muita paciência (risos), acho que consigo ser uma boa coordenadora. Mas essa é uma pergunta tem que ser feita para a minha equipe é claro!
Mas falando sério, o importante pra mim é que minha equipe fale a mesma língua, que seja integrada e que se ajude. Nossa meta é trabalhar pelo bom desempenho da nossa programação local. Eu também preservo muito a confiança e a possibilidade de poder contar com eles em qualquer ocasião. Pois o jornalismo não é um trabalho regrado, com hora exatamente certa para entrar e sair. Já tive que chamar repórter de madrugada, pela manhã, na folga, no natal, isso é normal na nossa profissão e é preciso se acostumar.



DM: E já surgiram convites/propostas de outras emissoras?
FJ:
Já sim, faz um tempinho (risos). Mas eu adoro o que faço, onde estou, a RICTV Record é minha segunda casa.


DM: Em sua opinião, qual é o principal desafio de um cargo deste tipo?
FJ:
O meu desafio diário é manter uma programação de matérias, links de assuntos regionais que chamam a atenção do telespectador. Tem dias que tudo acontece, é mais fácil. Mas tem dia que não acontece nada, temos que ter criatividade e criar algo, rápido, pois nosso público espera um jornal bom, de qualidade todos os dias.


DM: Você falou em público, a audiência é uma coisa que te incomoda?
FJ:
Não me incomoda. Pois independente da medição do Ibope, todos os dias eu dou o meu melhor e minha equipe também, para fazer um telejornal com qualidade.


DM: Há quatros anos, o “Jornal do Meio Dia”, principal produto da RICTV Record Itajaí, é líder absoluto de audiência no horário em toda a região. Em sua opinião, quais são os motivos de tanto sucesso?
FJ:
A regionalização, nós falamos para o povo daqui e também estamos sempre preocupados em saber a opinião do público e de saber o que eles gostariam de ver na tela do “Meio Dia”. E já são 15 anos de credibilidade, conquistada e reforçada diariamente.


DM: Por falar em “Jornal do Meio Dia”, como você analisa as várias críticas em relação aos merchandisings que são exibidos durante o telejornal?
FJ:
Estamos sempre discutindo sobre este assunto, pois temos que satisfazer o cliente que confia na nossa credibilidade, sem comprometer o programa. A situação melhorou muito e tudo pela qualidade, já tivemos seis e até oito inserções. Hoje são apenas quatro e com tempos de 30 segundos ou no máximo um minuto. Mas é uma área que está sempre sendo avaliada por mim, em conjunto com o diretor regional da emissora, Alexandre Rocha.


DM: Durante algum tempo, você apresentou ao vivo o principal telejornal da emissora com o Graciliano Rodrigues. Como foi essa experiência?
FJ:
Ótimo! Eu adorava! Era muito corrido. Na época, eu já era coordenadora de jornalismo da emissora e sou eu que decido o que vai para o ar, matérias que entram e que saem do roteiro. Quando eu apresentava essas decisões eram tomadas ali na bancada, era bem difícil e acabava tirando a minha concentração na apresentação. Mas foi um período muito bom mesmo. Além disso, o reconhecimento do público não tem preço.


DM: E as gafes... Foram muitas?

JF: São duas inesquecíveis (risos). A primeira eu apresentava o “SC no Ar” e caiu o TP (teleprompter), e eu não estava com a lauda/roteiro na mão. Aí eu disse para a câmera: só um pouquinho! Molhei o dedo na boca e comecei a procurar a lauda certa para continuar o jornal. Já a segunda gafe foi na apresentação do “Record em Notícias” também com o Graciliano. A gente estava com o link com o professor Ricardo Guedes. Quando encerrou, eu agradeci: obrigada Eduardo Guedes... Aí o Graciliano brincou comigo: você está pensando no Edu? Ele está lá no “Hoje em Dia”, não no link.



DM: Para o futuro, quais são seus objetivos?
FJ: Primeiro que a nossa profissão tenha reconhecimento, que as empresas preservem a qualidade e exijam o diploma. Eu ainda quero aprender a editar, me qualificar mais, está faltando ainda um pouco de tempo nessa minha vida maluca de jornalista, esposa e mãe.


DM: E para os leitores deste blog, qual é o recado?
FJ: Para os novatos que sempre busquem a qualidade e entendam o poder que tem a palavra de um jornalista, tanto em um texto de jornal, quanto rádio ou TV. A nossa profissão pode ser fiscalizadora, denunciar fatos, mostrar lindas histórias, tragédias, temos um “poder” imenso. Mas se for utilizado sem caráter pode comprometer a vida de muita gente.
Outra coisa, a televisão tende também a demonstrar um certo “glamour”, esqueçam, pois isso passa, o que importante é o companheirismo, a humildade do profissional.
Muita garra, e não esqueça nada de ser “filho da pauta”, um jornalista tem que ter criatividade e sempre uma carta na manga. Quero também aproveitar o espaço e agradecer a família linda que tenho, sem eles não seria nada. Beijão para os meus três amores, Fábio, Guilherme e Bruno.

5 de jul. de 2011

Notícias

No próximo dia 11 de julho, a Rádio Record Santa Catarina AM 1.470 estreia no estado. O novo veículo vai oferecer ao ouvinte programas específicos com entrevistas, prestação de serviço e notícias 24 horas por dia. Além disso, a Rádio Record Santa Catarina vai transmitir através de links ao vivo programas da RICTV Record, Rede Record, Record News e Record News Santa Catarina.

Neste domingo, você acompanha aqui no blog uma entrevista exclusica com a jornalista Flávia Jordão que também é coordenadora de jornalismo da RICTV Record Itajaí. Não perca!

O apresentador Tande foi flagrado mascando um chiclete ao vivo na Rede Globo. O deslize aconteceu durante a transmissão de um evento no “Esporte Espetacular”do último domingo. Veja o vídeo:

1 de jul. de 2011

Notícias

Em setembro, o telejornalismo da Rede Globo será reformulado. Além de alterações na pauta, a direção da emissora vai permitir que alguns âncoras/apresentadores façam comentários após a exibição das reportagens.

No Brasil, de cada dez jornalistas registrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, quatro não possuem graduação. Os números são do próprio Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e foram analisados entre 1º de julho de 2010 e 29 de junho de 2011.

No próximo dia 26 de julho, o blog completa três anos e em breve vai ultrapassar a marca dos 40 mil acessos. Para comemorar essas conquistas, eu preparei uma entrevista exclusiva com a jornalista Flávia Jordão que também é coordenadora do departamento de jornalismo da RICTV Record Itajaí. Não perca!