6 de fev. de 2010

Entrevista com Vinícius Dônola

Vinícius Dônola (foto), jornalista, mergulhador e escritor. Mais conhecido pela profissão de jornalista, tem 21 anos de telejornalismo e já integrou por muito tempo o time de repórteres especiais da Rede Globo, onde gravava para o Jornal Nacional e Fantástico.

Vinícius saiu desse time ao ser contratado pela Rede Record no primeiro semestre de 2009. Foi considerada uma das maiores perdas do time de jornalismo da Rede Globo e um grande reforço para as reportagens especiais da Record em seus telejornais e programas jornalísticos.


Em maio, ele estreou com uma série de reportagens sobre os extremos do clima do Brasil. Dentre outros trabalhos ele viajou para a Rússia e recentemente terminou a série de reportagens Um Batalhão Contra o Crime em que ele e sua equipe, chegaram a ser alvos de tiros.

Em 2010 mais um desafio na emissora em que ele ainda não completou nem um ano: vai cobrir, junto com outros jornalistas cuidadosamente escalados, os Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver; o primeiro dos três grandes eventos olímpicos comprados com exclusividade pela emissora no valor estimado em quase US$ 70 milhões no ano passado.

O repórter Douglas Alexandre entrou em contato pelo celular do jornalista e gravou uma entrevista, aqui para o Portal, confira:


Douglas Alexandre: Boa tarde, obrigado, particularmente, por ter aceitado me conceder essa entrevista. Vinícius. Vamos começar pelo trabalho mais recente, você acaba de fazer mais uma série de reportagens para o Jornal da Record, Um Batalhão contra o Crime. Que fechou com uma excelente audiência em São Paulo e uma audiência ainda mais comemorativa no Rio de Janeiro, fora toda a experiência, produção e bastidores. O que você traz desse trabalho, Vinícius, que talvez não tenha ido ao ar? O que mais te marcou?

Vinícius Dônola: Nós, na realização dessa série, tentamos corrigir um grande problema que existe no telejornalismo que é não revelar no ar, não levar ao ar o sabor dos bastidores. Então a gente tentou traduzir ao máximo a tensão e as curiosidades dos bastidores fazendo um relato diário das experiências do 22º Batalhão. Nosso grande desafio foi tentar levar ao ar o sabor dos bastidores e a gente conseguiu traduzir o que foi de tensão o que teve de curioso dos bastidores que aparentemente em outras gravações a gente não teria conseguido, que ta no material líquido. Mas o grande bastidor, a grande emoção dessa história foi aqueles tiros no blindado, a seqüência dos momentos dos disparos que eram feitos contra a gente durou de 5 a 10 minutos na entrada da comunidade. Aquilo certamente o momento mais marcante para equipe toda e ficará marcado pelo resto da vida.

Douglas Alexandre: Você, Vinícius, é um profissional respeitado, conhecido e de muita credibilidade. Ao longo da sua carreira você acumula grandes reportagens, mas ainda tem algum tema, ou algum lugar que você sempre teve vontade de retratar, mas ainda não teve oportunidade? Ou algum lugar que esteja nos seus planos para esse ano?

Vinícius Dônola: Degelo na Groelândia. Ainda nesse ano, quando no Hemisfério Norte for verão e no Hemisfério Sul for inverno a nossa idéia é tentar mostrar na prática o degelo na Groelândia. São questões que eu sempre acalentei e estarei sempre me dedicando.

Douglas Alexandre: Bom, agora você está de malas prontas rumo a Vancouver, para mais este desafio. Afinal é a primeira cobertura olímpica oficial e exclusiva da Rede Record de muitas que virão por aí. Qual é a sua expectativa? O que você já andou vendo dos Jogos Olímpicos de Inverno que te interessou mais e o que você pode nos contar de como será esse trabalho lá? Como você está esperando isso?

Vinícius Dônola: Olha, o trabalho vai ser muito interessante, porque o nosso foco, não será uma cobertura de conquistas de medalhas, não vai ser como a cobertura de um Pan-Americano como o de Guadalajara, por exemplo, ou o do Rio, onde jornalistas brasileiros geram muitas histórias dos medalhistas brasileiros, por exemplo. Então não será uma grande cobertura de resultados e será sim uma grande cobertura de boas histórias. E nós, eu e o Dornelles, não somos os especialistas em esportes e vamos fazer a parte de comportamentos, mas isso não será o melhor da cobertura. Mostrar resultado? Sim, mas principalmente falar da história, para mim isso será um privilégio.

Douglas Alexandre: Fora do jornalismo, Vinícius, qual é o seu hobbie? Você gosta de escrever? Pratica algum esporte?

Vinícius Dônola: Meu hobbie é o mergulho. Eu sou mergulhador, acabei de concluir um curso que é semi-profissionalizante em mergulhos, sou mergulhador técnico. E o meu outro hobbie é escrever, estou no meu segundo livro sobre mergulho e também lancei dois livros infantis. Esses dois livros foram transformados em peças teatrais, inclusive uma dessas peças está em cartaz no shopping da Gávia, estreou no sábado passado. Esses livros são de minha autoria com a minha mulher Roberta Salomone que também é jornalista. O primeiro, fala sobre desmatamento e preservação, o segundo, fala sobre tráfico de animais.

Douglas Alexandre: Vinícius, você foi apresentado na Record em maio do ano passado, integrando um time de jornalismo que ainda está em ascensão. A audiência do Jornal da Record, por exemplo, em 2010 tem superado a do ano passado, batendo recordes dos últimos anos, a emissora já conseguiu a inauguração de um canal de notícias 24 horas para TV aberta, o lançamento do R7.com, entre outros marcos. Como está o profissional Vinícius Dônola, tão experiente nessa nova casa? Está satisfeito? Está aprendendo e ensinando?

Vinícius Dônola: Estou mais aprendendo do que ensinando, apesar dos 23 anos de experiência que tenho em telejornalismo, confesso que mais aprendo do que ensino. E tenho certeza que é só o começo de uma fase de ascensão e de aprendizado para os profissionais que estão aqui e para aqueles que estão chegando também. Nós estamos engatando nesse primeiro evento do ciclo olímpico, é uma honra fazer parte desse momento e espero que seja apenas um dos muitos eventos internacionais que a Record venha a fazer e que eventualmente esteja incluído neles.

Douglas Alexandre: Encerrando essa entrevista, você pode fazer as suas considerações finais, mandar um recado para quem nos lê pelo portal TvAqui e que nos seguem no twitter.

Vinícius Dônola: Olha, agradeço pela oportunidade e espero que as pessoas acompanhem a cobertura de Vancouver 2010, vai ser uma honra estar lá e espero poder fazer bem parte dessa equipe que tem como missão traduzir os povos e a cultura dos esportes de gelo e de neve para os brasileiros e estamos aqui abertos a criticas e sugestões. Pelo twitter eu vou postar algumas informações, vou twittar algumas boas novas de lá, se houver algumas fotos também. E é isso, espero que agrade, vou fazer o possível para que venha uma experiência boa.


Fonte:Tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário