29 de ago. de 2009

Especial: Segunda Guerra Televisiva

O milionário troca-troca das emissoras brasileiras
Depois de dez anos, a televisão brasileira voltou a viver momentos decisivos em seus bastidores, a guerra pela audiência fez com que as principais emissoras de TV do país iniciassem negociações com contratados da concorrência.
Tudo começou há alguns meses quando a Record anunciou a contratação de Gugu. Silvio Santos não cobriu a proposta da Record, em compensação levou de uma só vez: Eliana, Roberto Justus, o autor de novelas Tiago Santiago (responsavel por tres das quatro novelas que abalaram a estrutura da Globo) e também diretores da emissora dos bispos.
Essa guerra já havia acontecido há dez anos, ou melhor, por volta de 1999, a Rede Globo contratou de uma só vez: Ana Maria Braga (ex-Record), Jô Soares (ex-SBT), Luciano Huck (ex-Band), Cazé Peçanha (ex-MTV) e Serginho Groisman (ex-SBT).
A debandada de apresentadores enfraqueceu a concorrência e fortaleceu ainda mais a Globo, mas nesses dez anos, poucas mudanças aconteceram na telinha e a partir de agora eu e você vamos relembrar essas e outras contratações que mais mexeram com o mercado e com o público brasileiro.

Gugu: O apresentador que estréia nesse domingo na Record, passou 36 anos no SBT e depois disso aceitou o “pequeno” salário de três milhões de reais por mês, o contrato de oito anos vai render ao apresentador 300 milhões de reais, ou seja, a maior negociação da história da televisão brasileira.
Eliana: Vinda do SBT, a apresentadora já estava á 11 anos na Record,
sucesso nos domingos, Eliana se sentia desvalorizada na emissora e foi a proposta em torno de 800 mil reais que fez a loira trocar de canal, no contrato ela exigiu que em seu programa de domingo o ecologia tivesse espaço e que o programa "Eliana” não trocasse de horário.
Luciano Huck: O criador de personagens como Tiazinha e Feiticeira, é hoje considerado o sucessor do Fautão, saiu do horário nobre da Band e foi direto para as tardes de sábado da Globo, onde é líder de audiência e a onde ganha em torno de 800 mil reais.
Adriane Galisteu: Do ínicio na Rede TV ao sucesso na Record, Adriane Galisteu era a estrela dos bispos e sua repentina ida para o SBT magoou profundamente a direção da Record. No SBT Adriane recebia em torno de 500 mil reais apenas para atender telefonemas de telespectadores.
As constantes trocas de horário e alguns desentendimentos com Silvio, fizeram com que Galisteu já em fim de contrato assinasse com a Band. Vale lembrar que antes da Band, ela havia negociado com a Record, que por sua vez não havia esquecido o passado.
Tom Calvacante: Sucesso em audiência, a cria de Chico Anysio, deixou a Globo em 2004 estréia na Rede Record onde ele é estrela, pois além de ter bom faturamento, ele hoje é considerado um dos maiores humoristas do Brasil, estimasse que Tom receba 350 mil reais todos os meses.
Roberto Justus: O sucesso de audiência e faturamento das sete temporadas do 'Aprendiz" e falta de contrato com a Record, fez com que Silvio se vingasse pela saída de Gugu. Silvio ligou pessoalmente para Justus, que três dias depois assinou contrato. No SBT o publicitário ira apresentar um game de perguntas e respostas (1 contra 100) nas noites de quarta-feira. O contrato prevê que Roberto ganhe no mínimo 12 milhões de reais por ano.

Ana Paula Padrão: A jornalista foi “Global” por quase 20 anos e diz que aceitou o convite de Silvio Santos pelo fato de não ter tempo para sua vida pessoal, na época o Padrão de Ana Paula custou aos cofres do SBT três Milhões de reais em pagamentos de multa, além é claro do salário de Ana Paula que era de 500 mil reais mensais. Estimasse que hoje na Record Ana Paula receba quase a metade dos quase 700 mil que ela já estava recebendo no SBT. O contrato com o SBT não foi renovado por que ela não queria voltar a bancada e dividir a apresentação do "SBT Brasil" com Nascimento, mesmo papel que hoje ela desempenha na Record ao lado de Celso Freitas.

Mylena Ciribelli: Na Globo a jornalista ganhava em torno de 30 mil reais e não tinha oportunidade de grandes transmissões, na Record a jornalista ganhou um programa só dela e será ela a responsável por liderar a cobertura dos Jogos Olímpicos, o salário de quase 100 mil reais também pesou na decisão.
Carlos Massa: O sucesso de Ratinho na CNT fez com que o apresentador fosse para o horário nobre da Record, a audiência era tanta que logo despertou o interesse de Silvio Santos, a negociação milionária o levou para o SBT. Nos primeiros anos Ratinho vencia o principal produto da Globo, ou seja, a novela das oito. O formato de baixarias se desgastou e Ratinho quase saiu do SBT esse ano. Depois de muitas “geladeiras” e projetos fracassados, hoje Ratinho tem um programa nos finais de tarde da emissora, tem o mesmo formato só que mais leve, profissionais do SBT afirmam que Silvio só renovou contrato com Ratinho por um simples motivo, o apresentador é dono das afiliais (Rede Massa) do SBT no estado do Paraná.
Jô Soares: O humorista não recusou o convite de Silvio para apresentar um talk show e foi para o SBT em 1988 onde apresentou o “Jô Soares Onze e Meia” por onze anos, sua volta a Globo aconteceu em 99, hoje ele apresenta o “Programa do Jô” e trava um briga feia com os seriados da Record.
Claudete Troriano: A apresentadora nunca teve negociações milionárias, mas mesmo assim já passou por quase todas as emissoras, estreou na Gazeta, substituiu Ana Maria Braga na Record, em seguida foi para a Band, na emissora foi demitida, o caso corre na justiça até hoje, depois de um tempo fora da TV, Claudete se junta a outros três profissionais para apresentar o Olha Você no SBT, a cópia do Hoje em Dia da Record era exibida nos finais de tarde e foi um fracasso em audiência, agora depois da quebra de contrato com o SBT, Troriano amarga traços de audiência onde tudo começou, na Gazeta.
Ana Maria Braga: A apresentadora era o curinga da Record, tinha boa audiência e o maior faturamento da emissora na época, depois de intrigas na Record, Ana Maria fica fora do ar por dois meses e em seguida assina com TV Globo.
Depois de muitas trocas de horário e seguidas decepções de audiência, hoje Ana ocupa o começo das manhãs da Rede Globo e perde em audiência para sua antiga emissora, que no horário exibe o telejornal Fala Brasil.
Quase contratações: Celso Freitas e Ana Hickmann, da Rede Record, chegaram a ser alvos de Silvio Santos, sabendo disso, rapidamente a Record aumentou os sários e renovou com os apresentadores, Hickmann ganhou um programa só dela, substituindo Eliana no dominical “Tudo é Possível”.
Ainda houve indícios que Xuxa e Pedro Bial estivessem negociando com a Record e que Hebe Camargo estivesse na mira da Globo, pelo menos, no caso de Bial nada se confirmou, já que o BBB 10 estréia no ano que vem.
Fausto Silva e Luciano Huck renovaram contrato com a Globo, ambos por oito anos, a exigência de Fausto é que ele passe a apresentar o programa apenas depois do futebol, o horário deixado por ele antes do jogos seria de Marcio Garcia, que deixou a Record para voltar as novelas Globais na esperança de ter um programa só seu nas tardes de domingo, o problema é que Xuxa exigiu a tarde de domingo e quase 5 milhões para renovar seu contrato, em quanto isso a Record acompanha de perto os passos da loira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário