27 de mar. de 2010

Últimas do Jornalismo

A Band já está veiculando as primeiras chamadas do “Tribunal na TV”. O novo programa do jornalista Marcelo Rezende estréia em maio.

Ainda na Band, a emissora pretende promover mudanças na bancada de seus telejornais.

Já o jornalista Geraldo Luís vai voltar com o seu “Balanço Geral” na Record.

Na Globo, o “Jornal da Globo” também vai fazer a cobertura da Copa do Mundo na África. O jornalista William Waack (foto) será o representante do telejornal no mundial, já que sua companheira de bancada, Christiane Pelajo, esteve na Alemanha na última Copa.

Mudança: A jornalista Maria Cândido pode anunciar a qualquer momento sua volta ao SBT. Atualmente ela é contratada da Rede Record.

A primeira edição do “Profissão Repórter” em 2010 vai falar sobre o terremoto do Haiti.

O retorno: Já é certo que a repórter Glória Maria vai voltar ao jornalismo da Globo. A estréia acontece em abril no “Globo Repórter”. A jornalista que esta afastada da TV desde 2007, gravou matérias inéditas na Ásia.

Trabalho para a disciplina de Comunicação e Linguagem

24 de mar. de 2010

Últimas do Jornalismo

Ontem, a Record News e a Record iniciaram as transmissões do Mundial de Patinação Artística de Turim.

Este ano tem Copa do Mundo e a Rede Globo vai exibir 56 dos 64 jogos que serão realizados no continente Africano.

O apresentador e jornalista William Bonner segue afastado do “JN”. O âncora está resfriado e com a voz rouca.

22 de mar. de 2010

JN na Copa

A Globo já confirmou a participação da jornalista Fátima Bernardes na África durante a Cobertura da Copa do Mundo 2010.

Nesse período, o principal telejornal do país (“Jornal Nacional”) terá apenas um apresentador, ou seja, William Bonner.

Ainda segundo informações, o apresentador poderá receber convidados especiais como comentaristas, jogadores e técnicos.

20 de mar. de 2010

Últimas do Esporte na TV

Os narradores Luciano do Valle e Téo José estão confirmados na equipe da Band que vai fazer a cobertura da Copa do Mundo 2010.

Ainda falando na Copa, depois de negociar com a Band, Pelé é o mais novo contratado do SBT.
O Rei participara da cobertura da Copa do Mundo feita pela emissora de Sílvio Santos

Depois da saída de Cleber Machado, Milton Leite e Maurício Noriega ficam responsáveis pela apresentação do esportivo “Arena” no Sportv.

A equipe é pequena: Silvio Luiz, Mauro Silva, Mauro Beting, Fábio Piperno e Willian Lopes estão confirmados na Cobertura da Copa realizada pelo canal BandSports.

TV Globo Firma Parceria para Criação de Escola de Mídia Eletrônica em SP

Convênio entre o Governo do Estado de São Paulo, a TV Globo e a Fundação Roberto Marinho dará origem a uma Escola Técnica (Etec) voltada à área de mídia eletrônica.

A parceria tem validade a partir desta sexta-feira (19), com a assinatura do convênio entre o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, e o governador José Serra (PSDB).
"É uma Etec pioneira. São cursos inovadores de dois anos, que terão uma demanda muito grande. Cada aluno deve custar R$ 3,5 mil por ano, uma produtividade altíssima. Ter boa mão de obra qualificada, força de trabalho preparada, é bom pra quem trabalha e para quem emprega", afirmou Serra, segundo informa o site de O Globo.

A Etec, que deve ser inaugurada no ano que vem, será administrada pelo Centro Paula de Souza, do governo paulista, e construída pela TV Globo.
"Esta é uma maneira de contribuir para a formação dos jovens. O ensino profissionalizante é essencial para o nosso país", disse Marinho.

A escola técnica será construída em terreno cedido pelo estado, localizado nas esquinas das avenidas Dr.Chucri Zaidan e Jornalista Roberto Marinho, no bairro do Brooklin, Zona Sul de São Paulo.


Fonte: Portal Imprensa

18 de mar. de 2010

Jornalismo Nas Tardes da Record

O formato ainda não foi definido, mas nos próximos meses, a Record deve lançar um novo programa para as tardes da emissora. Com a direção de Vildomar Batista (ex diretor do “Hoje em Dia”), o programa vai misturar jornalismo e entretenimento.

Até agora, o cenário, o horário e o dia da estréia não foram definidos. A única certeza é que o jornalista Britto Jr (foto) será o apresentador titular da atração. Além de Britto, a emissora vai contratar outra jornalista e de outro canal, nomes como Carla Vilhena e Regina Volpato já foram citados.

TV Univali: entrevista exclusiva com a Miss Santa Catarina 2010 Aline Zermiani

15 de mar. de 2010

Últimas do Jornalismo

O jornalista Fernando Vieira de Mello (foto) sai da Band, mas continua no Grupo Bandeirantes. Agora ele é presidente de um jornal impresso do grupo.

Já no SBT, o “Boletim de Ocorrências” com a jornalista Joyce Ribeiro passa a ser exibido às 19h00.

E no Paraná, a “RIC Record” do estado estréia hoje uma nova grade de programação.

Ao meio-dia entra no ar o “Balanço Geral”, ao 12h20, o informativo faz uma pausa para o “Tribuna no Futebol”.

Ao 12h40, o “Balanço Geral” volta e segue até às 13h30, quando cede espaço para o “Ver Mais”.
Com essa nova grade, o “RIC Notícias – 1ª Edição” deixa de ser exibido. O noticiário voltará a ter apenas uma edição, que irá ao ar às 19h45

10 de mar. de 2010

Últimas do Jornalismo

Agora é oficial, a Rede Record anunciou a compra dos Jogos Sul-Americanos em Medellín. Os jogos começam no próximo dia 19.

Na Band, a jornalista e apresentadora Sílvia Popovic sai do programa “Dia Dia”. A partir da próxima segunda-feira, ela passa a apresentar um programa nas tardes da emissora.

Ainda na Band, a jornalista Nadja Haddad (foto) foi para a Argentina gravar reportagens especiais para a revista eletrônica “VídeoNews”.

Mylena Ciribelli esta de volta ao “Esporte Fantástico”. Depois da cobertura de Vancouver, a jornalista comemora o crescimento em audiência nas tardes de sábado da Record.

Na última segunda, um incêndio atingiu a TV Alphaville, do Grupo Silvio Santos. Segundo informações, o fogo começou na sala de processamento e distribuição do sinal de TV a cabo. Ninguém ficou ferido.

8 de mar. de 2010

Os verdadeiro nomes dos jornalistas

William Bonemer Júnior – William Bonner
Fátima Gomes Bernardes Bonemer – Fátima Bernardes
Ana Paula de Vasconcelos Padrão Mundell – Ana Paula Padrão

Sônia Matilde Bridi – Sônia Bridi (Foto)


Luciana Liviero Moraes – Luciana Liviero

Marcos Hummel de Castro – Marcos Hummel


Sérgio Vieira Chapelin – Sérgio Chapelin

José Carlos Brito de Ávila Camargo – Zeca Camargo


Patrícia Poeta Pfingstag – Patrícia Poeta

Glória Maria Matta da Silva – Glória Maria


Alexandre Eggers Garcia – Alexandre Garcia

Karyn Christina Losada Bravo - Karyn Bravo

7 de mar. de 2010

Roberto Cabrini estreia no SBT


Na última quinta-feira estreou no SBT, o novo jornalístico da emissora, é o “Conexão Repórter” do jornalista Roberto Cabrini (foto).

Além de um bom jornalismo, o programa vai mostrar grandes reportagens investigativas, a primeira delas foi ao ar no programa de estréia. Com o tema “Tráfico de Crianças”, o programa conquistou 6 pontos de média, ficando assim em terceiro lugar na audiência.

Dificuldades
Por medida de segurança, nenhum jornalista ou produtor do programa está autorizado a dar entrevistas, nem mesmo para outras atrações do SBT.

Só para se ter uma idéia, a equipe do programa investigou durante quatro meses o tráfico de crianças no Brasil. Em certo momento da reportagem, o jornalista Roberto Cabrini quase foi atropelado.

Mesmo depois de muito trabalho e muito sofrimento, o resultado final não podem ser visto na integra, já que envolvidos no esquema conseguiram através de processos judiciais o corte de cenas e imagens da matéria.

6 de mar. de 2010

Senac Fecha Curso de Jornalismo; Instituição Credita Decisão à Queda do Diploma

O Centro Universitário Senac anunciou o fechamento de sua graduação em Jornalismo, menos de nove depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter derrubado a obrigatoriedade do diploma. De acordo com a instituição, o término se justifica pela desistência de alunos do curso, criado no primeiro semestre de 2009.

Em comunicado divulgado à imprensa, o Senac ressalta que atualmente existem dez alunos matriculados no curso, oferecido no período noturno. Segundo a instituição, o fato de o STF ter decidido "anular a obrigatoriedade do diploma" levou "mais da metade dos alunos a desistir do bacharelado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo".

A instituição de ensino ainda informa que a decisão foi acordada juntamente com os alunos ainda matriculados. Com as reuniões, optou-se em transferi-los para outras faculdades. "O Senac está dando todo apoio nos processos de transferência. A coordenação do curso participou de todo o processo e conversou com os docentes envolvidos".

A formação em Jornalismo foi criada juntamente com o curso de Publicidade e Propaganda. Oferecido no campus Santo Amaro, a graduação foi aprovada por portaria do Ministério da Educação (MEC) em 2008. No site, a instituição fixa para este ano mensalidade no valor de R$ 790, 00.

Recentemente, a Facamp, de Campinas, também encerrou seu curso de Jornalismo. Outras instituições, como a UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) e Uniube (Universidade de Uberaba), cancelaram a abertura de novas turmas.

A queda do diploma não reflete apenas entre as instituições privadas. Levantamento realizado no final de 2009 revelou queda na procura de estudantes pelo curso de Jornalismo. A Universidade de São (USP) registrou adesão de 1,9 mil concorrentes ao vestibular na Fuvest, contra 2,1 mil no ano anterior. Já na Unesp, a baixa ficou em 10%: 1,3 mil em 2010, contra 1,5 mil no processo seletivo de 2009.
Fonte: Portal Imprensa

Audiência: Record e Globo Crescem em Fevereiro

Segundo o Painel Nacional de Televisão (PNT), a Rede Globo cresceu 2 décimos e chegou aos 18,5 pontos de média. Já a Rede Record cresceu 3 décimos, ficando assim com 6,7 pontos de média.

Ainda de acordo com os dados do Ibope, entre sete da manhã e meia noite, Band e SBT perderam alguns décimos. A Band tinha 2,1 e agora tem 2 pontos de média, já o SBT perdeu 2 décimos e chegou aos 5,3 de média.

Bonner ganha prêmio internacional do Twitter


Com quase 500 mil seguideres, o apresentador Willliam Bonner (foto) ganhou o prêmio internacional do Twitter, o Shorty Awards. Ele levou a melhor é claro, na categoria jornalista.
Quem representou o editor-chefe do”JN” na cerimônia de entrega, foi o correspondente da Globo nos EUA, o jornalista Rodrigo Bocardi.
Assim como no Twitter, o agradecimento de Bonner também teve apenas 140 caracteres. Em Inglês Bonner disse: ”Eu pouco uso o Twitter para trabalhar, mas para me divertir. Na verdade, para manter contato com fãs e não fãs. E para provar que sou um sujeito quase normal. Obrigado!”.

3 de mar. de 2010

Zeca Camargo gagueja ao vivo no "Fantástico"

Últimas do Jornalismo

Amanhã estréia o novo jornalístico do SBT, é o “Conexão Repórter” de Roberto Cabrini (foto). No ar, nesse quinta-feira às dez da noite.

Depois de Vancouver, a equipe da Rede Record chega hoje em São Paulo. Uma grande parte da equipe e principalmente a jornalista Ana Paula Padrão retornam ao trabalho na segunda-feira.

E hoje, a partir das 21h35, a Rede TV! exibi o documentário “Terremotos”. A apresentação é do jornalista Augusto Xavier.

E agora o esporte, o programa “Esporte Espetacular” prepara uma série de reportagens especiais sobre os 80 anos da Copa.

A repórter esportivo Emily Virgilio pediu demissão na Bandeirantes. Depois de ter um aumento de sálario negado, o jornalista preferiu sair do canal.

Os jogos de Vancouver fizeram os números do SporTV 2 crescer 268%. O canal foi líder de audiência na TV paga.

2 de mar. de 2010

Últimas do Jornalismo




A jornalista Karyn Bravo vai entrar em férias no próximo dia 06. Em seu lugar entra a jornalista Joyce Ribeiro.

Ainda falando de SBT, o principal telejornal da emissora, o “SBT Brasil” ganhou ontem um novo cenário (vídeo).
O jornalista William Bonner (foto) se divertiu na festa de aniversário da colega de profissão, a jornalista Regina Martelli. O ótimo apresentador se mostrou também um ótimo jogador de sinuca.

A Rede TV! está planejando um novo jornalístico baseado no já extinto “Linha Direta”, da Rede Globo. O projeto é do presidente do canal, Amilcare Dalevo.

No dia 13 de maio, a Band vai completar 43 anos. Para comemorar o canal vai lançar o jornalístico “A Liga”.

1 de mar. de 2010

Edir Macedo Agora Também é Jornalista

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região determinou que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro (SJPMRJ) conceda carteira de jornalista ao bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) e proprietário da Rede Record. A decisão, ajuizada pelo desembargador Fernando Marques, atende a recurso impetrado por Macedo em 2001, quando ele teve pedido de registro negado pelo sindicato.

Até a decisão, o bispo possuía carteira de jornalista colaborador e o sindicato exigia registro de jornalista profissional. Em agosto, dois meses após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter derrubado a obrigatoriedade do diploma, a Justiça decidiu em favor de Macedo. Apesar do recurso ter sido aprovado há seis meses, apenas em fevereiro o sindicato foi notificado.

O advogado que defende o Sindicato, Walter Monteiro, encaminhou pedido ao TRF, cobrando esclarecimentos de como proceder diante da decisão. Ele lembra que em 2001, quando entrou com recurso na Justiça, o bispo mantinha carteira que já não existe atualmente, a de jornalista colaborador.

Monteiro sugere ainda que Macedo obtenha registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O advogado ressalta ainda que, por ser uma carteira de identificação, para ser validado, Edir Macedo deverá comparecer ao sindicato com fotos, RG e CPF.

Fonte: Portal Imprensa

Mariana Godoy Renova com a Globo

Após a cobertura do carnaval "Globeleza" 2010, a jornalista Mariana Godoy (foto) renovou seu contrato com a Rede Globo. Ele deve permanecer na emissora por mais 4 anos.

Agora a apresentadora esta em férias e só volta no próximo dia 15. Segundo informações, a jornalista deve deixar o comando do telejornal local “Bom Dia São Paulo" e se dedicar a um novo projeto do canal, também na área do jornalismo.