6 de mar. de 2010

Senac Fecha Curso de Jornalismo; Instituição Credita Decisão à Queda do Diploma

O Centro Universitário Senac anunciou o fechamento de sua graduação em Jornalismo, menos de nove depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter derrubado a obrigatoriedade do diploma. De acordo com a instituição, o término se justifica pela desistência de alunos do curso, criado no primeiro semestre de 2009.

Em comunicado divulgado à imprensa, o Senac ressalta que atualmente existem dez alunos matriculados no curso, oferecido no período noturno. Segundo a instituição, o fato de o STF ter decidido "anular a obrigatoriedade do diploma" levou "mais da metade dos alunos a desistir do bacharelado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo".

A instituição de ensino ainda informa que a decisão foi acordada juntamente com os alunos ainda matriculados. Com as reuniões, optou-se em transferi-los para outras faculdades. "O Senac está dando todo apoio nos processos de transferência. A coordenação do curso participou de todo o processo e conversou com os docentes envolvidos".

A formação em Jornalismo foi criada juntamente com o curso de Publicidade e Propaganda. Oferecido no campus Santo Amaro, a graduação foi aprovada por portaria do Ministério da Educação (MEC) em 2008. No site, a instituição fixa para este ano mensalidade no valor de R$ 790, 00.

Recentemente, a Facamp, de Campinas, também encerrou seu curso de Jornalismo. Outras instituições, como a UMC (Universidade de Mogi das Cruzes) e Uniube (Universidade de Uberaba), cancelaram a abertura de novas turmas.

A queda do diploma não reflete apenas entre as instituições privadas. Levantamento realizado no final de 2009 revelou queda na procura de estudantes pelo curso de Jornalismo. A Universidade de São (USP) registrou adesão de 1,9 mil concorrentes ao vestibular na Fuvest, contra 2,1 mil no ano anterior. Já na Unesp, a baixa ficou em 10%: 1,3 mil em 2010, contra 1,5 mil no processo seletivo de 2009.
Fonte: Portal Imprensa

Um comentário:

  1. Será que outras instituições seguirão o mesmo caminho? É lamentável ler essa notícia.

    ResponderExcluir