20 de dez. de 2009

Os melhores do ano

Para terminar o ano em alto estilo, o blog promoveu durante todo o mês de dezembro uma votação para escolher os melhores do jornalismo na televisão brasileira em 2009. A votação foi mais do que sucesso, foi uma verdadeira explosão de votos. A enquete surpreendeu e bateu todos os recordes, foram exatos 151 votos. Só para se ter uma idéia, esse número é mais do que o triplo da última votação, que por sua vez tinha registrado o recorde de 50 votos. Foram 60 indicados divididos em oito categorias, participaram da enquete as cinco principais emissoras do Brasil (Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!). Então você confere agora os melhores do ano em cada uma das categorias. A primeira pergunta que o blog fez foi à seguinte: Qual foi o "Melhor Jornal" da televisão brasileira em 2009? Apesar do resultado acirrado e da pior audiência de sua história, o principal jornal da TV e também da Globo, o “Jornal Nacional” teve 10 votos ou 38% contra 30% ou 8 votos do “Jornal da Record”.

O blog também perguntou qual foi o "Melhor Jornal Local" de 2009, o resultado foi favorável ao “Jornal do Meio -Dia” da Ric, afiliada da Record em SC. O telejornal apresentado por Graciliano Rodrigues registrou expressivos 13 votos ou 61% do total. Já o segundo colocado, o “Jornal do Almoço” da RBS teve apenas 3 votos (14%). Vale lembrar que o jornal também foi líder de audiência durante o ano, o informativo registrou 44% da audiência, ou seja, o ano foi mesmo do "Meio-Dia".


Você sabe o que Paulo Henrique Amorim, William Bonner, Ricardo Boechat e Carlos Nascimento têm em comum? Além da experiência no telejornalismo, todos eles perderam para Evaristo Costa no quesito “Melhor Apresentador”. O âncora do “Jornal Hoje” teve 31% dos votos e foi escolhido o melhor de 2009.


Na categoria “Melhor Apresentadora”, o Padrão de Ana Paula fez toda a diferença, a apresentadora do “Jornal da Record” teve o triplo de votos da segunda colocada. Ana Paula Padrão registrou 9 votos (52%) contra três (17%) de Fátima Bernardes que apresenta o “JN” na Globo.


Na categoria “Melhor Revista Eletrônica” o resultado foi literalmente espetacular para a Record. O dominical da emissora, (“Domingo Espetacular”) teve 52% ou 10 votos contra 6 votos ou 31% do Global “Fantástico”.


Na categoria “Melhor Programa Jornalístico” o resultado não poderia ser diferente, a equipe de jovens repórteres do “Profissão Repórter” tiveram 64% (11 votos) da votação. Chefiado por Caco Barcellos, o programa que é sinônimo de qualidade e de bom jornalismo, agora também o melhor da TV em 2009.


Já na categoria “Melhor Programa Esportivo”, uma surpresa, os tradicionais “Globo Esporte” e “Esporte Espetacular” da Globo e o novato “Esporte Fantástico” da Record não foram suficientes para bater a Band. A emissora que é considerada o canal do esporte levou a melhor, o programa “Jogo Aberto” de Renata Fan contabilizou 33% dos votos e foi escolhido o melhor programa esportivo do ano de 2009.


Nossa enquete ainda perguntou: Qual foi o "Melhor Programa Policial" de 2009? E adivinhe só, a Band levou a melhor de novo. O “Brasil Urgente” do Datena venceu fácil o novo “Boletim de Ocorrências” do SBT. O programa obteve 64% (9 votos) contra 35% (5 votos) do SBT.


Para terminar, quero agradecer a você leitor que contribuiu com sugestões, críticas, elogios, comentários e é claro o mais importante, a sua participação. Esse foi apenas o primeiro ano de blog, conseguimos até o momento mais de 7.585 acessos, atualmente temos 37 seguidores e quase 200 postagens divididas em oito categorias, tudo isso em apenas seis meses de existência. Todos esses números representam um projeto que já deu certo e que no ano que vem vai crescer ainda mais. Espero que você tenha gostado do que viu até agora e que a partir do dia primeiro de fevereiro, a gente possa se encontrar de novo na nova temporada do meu blog. Então é isso, eu e o blog entramos em férias e desejamos um natal e um ano novo com muita saúde, muita paz e dinheiro também. Forte abraço e até 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário