6 de set. de 2009

O Padrão de Ana Paula

Ana Paula de Vasconcelos Padrão Mundell, uma das principais jornalistas do país é também uma verdadeira apaixonada pelo jornalismo, participou de grandes coberturas, Afeganistão, África do Sul, Alaska, Albânia, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Congo, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, França, Holanda, Índia, Itália, Iugoslávia, Japão, Macedônia, Paquistão, Paraguai, Peru, Portugal, Quênia, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Sudão, Suíça, Islândia, Uruguai e Venezuela.
Ana Paula realizou o sonho de todo grande repórter, buscar a informação, não importa o lugar.

Filha de Mineiros que se conheceram em Brasília, Ana Paula viu sua paixão pela comunicação despertar cedo, e não era para menos, sua mãe era radialista e seu pai dirigia o departamento jurídico da Rádio Nacional.
Na nova capital do Brasil, o casal teve três filhos, Ana Paula é a mais velha, nascida no dia 25 de novembro de 1965, ela cresceu na 304 Sul, uma das poucas quadras construídas na cidade.

A tímida e pequena menina estudou no colégio Maria Auxiliadora e fez bale dos seis aos 19 anos, chegou a dar aula e participou de alguns grupos de dança, mas não seguiu carreira.Mesmo não sabendo que queria ser jornalista, Ana Paula escolheu a profissão por que acreditava que era a única que melhor unia ciências humanas, idiomas e história, o ideal para quem buscava respostas e independência.

No segundo ano do curso de comunicação da Universidade de Brasília, fez um estágio na Rádio Nacional, mas tinha interesse pelo jornalismo impresso, escreveu sobre economia para as revistas: Senhor, Isto É-Senhor e em seguida Isto É.

Por insistência do diretor José Carlos Bardawill (que dizia que ela tinha um perfil televisivo) Ana Paula levou fitas para uma TV local de Brasília, na época a diretora aconselhou a jornalista a desistir da TV, três meses depois, em abril de 1987, Ana Paula seria chamada para fazer parte da equipe de repórteres locais da TV Globo

De 1987 a 2005, Ana Paula Padrão foi contratada da Rede Globo, na maioria das vezes como correspondente internacional, viajava pelo mundo, só parou em 2000, quando aceitou o convite para retornar ao Brasil e se tornar editora e apresentadora do Jornal da Globo, onde ficou até 2005.
Foi Ana Paula Padrão que noticiou a morte do proprietário das Organizações Globo (Roberto Marinho) em
um plantão.

Em 2005 assinou contrato com o SBT, Ana Paula foi responsável pela concepção do SBT Brasil e pela recuperação da credibilidade do jornalismo do SBT, o jornal estreou no dia 15 de agosto, ás 19h15, depois de muitas trocas de horário (marca registrada do SBT), Ana Paula anunciou no dia 10 de novembro de 2006 que deixaria o telejornalismo diário para se dedicar as grandes reportagens do SBT Realidade, jornalístico que estreou no dia 26 de março de 2007.

O contrato com a emissora de Silvio Santos terminou no dia 30 de abril deste ano, três dias depois da ultima exibição do SBT Realidade, o contrato não é renovado e Ana Paula assina com a Rede Record, mais precisamente no dia 9 de maio. No novo contrato, Ana Paula exigiu da Record que ela tivesse espaço para exercer sua grande paixão, a de fazer reportagens, além disso, o contrato prevê que Ana Paula não tenha nenhum cargo executivo no telejornal, exigência esta que, no passado, pautou sua saída da Rede Globo.

Hoje ela apresenta o Jornal da Record ao lado de Celso Freitas e sai da bancada para fazer séries de reportagens especiais para o próprio telejornal. O jornal é exibido de segunda a sábado, sempre às 20h.
Pessoal
Em 2002, Ana Paula casou-se com o consultor financeiro Walter Brasil Mundell, esse é o seu segundo casamento. Depois de vários tratamentos para tentar engravidar, a jornalista afirma que a maternidade já não é mais uma obsessão, apesar de ainda ser um assunto dolorido.
Ana Paula também é empresária, a frente da Touareg Conteúdo, Ana Paula conheceu melhor o mercado de mídia brasileiro, seu primeiro cliente foi o SBT e hoje a empresa é uma das mais conceituadas empresas do ramo no país.
Prêmios
A recompensa pela dedicação e competência, dezenas de prêmios ao longo de 24 anos de carreira: Prêmio Mulher 98, Troféu Super Cap de Ouro 2003, Prêmio Comunique-se 2004, Mulher mais Influente 2005 e 2007, Prêmio Personalidade do Ano na Comunicação em 2005, Prêmio Inovação Empreendedora em 2005, Prêmio Mulher do Ano 2005, Troféu Mulher Imprensa 2004, 2005, 2006 e 2007, Prêmio Abecip de Jornalismo em 2007, Prêmio Perícia Jornalística, entre outros.
Em outra pesquisa realizada pelo IBOPE para a revista "Seleções Reader's Digest", foi medido o grau de confiança dos brasileiros em instituições e personalidades. No segmento “Jornalista”, Ana Paula Padrão, foi a mais votada com 85% de índice de confiança, a pesquisa foi divulgada no (13/07), no jornal Valor Econômico.
Ao final de toda essa trajetória, podemos concluir que Ana Paula tem o Padrão, o Padrão que poucos jornalistas brasileiros tem.

Um comentário:

  1. Com certeza, o padrão Ana Paula de qualidade! Marca registradíssima.

    Tenho um texto sobre ela no meu blog, o Declarando, me diga o que achou depois: http://declarando.blogspot.com/2009/06/ela-voltou.html

    Parabéns pelo blog e pelo texto sobre a Ana!

    Bjs

    ResponderExcluir