20 de dez. de 2009

Os melhores do ano

Para terminar o ano em alto estilo, o blog promoveu durante todo o mês de dezembro uma votação para escolher os melhores do jornalismo na televisão brasileira em 2009. A votação foi mais do que sucesso, foi uma verdadeira explosão de votos. A enquete surpreendeu e bateu todos os recordes, foram exatos 151 votos. Só para se ter uma idéia, esse número é mais do que o triplo da última votação, que por sua vez tinha registrado o recorde de 50 votos. Foram 60 indicados divididos em oito categorias, participaram da enquete as cinco principais emissoras do Brasil (Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!). Então você confere agora os melhores do ano em cada uma das categorias. A primeira pergunta que o blog fez foi à seguinte: Qual foi o "Melhor Jornal" da televisão brasileira em 2009? Apesar do resultado acirrado e da pior audiência de sua história, o principal jornal da TV e também da Globo, o “Jornal Nacional” teve 10 votos ou 38% contra 30% ou 8 votos do “Jornal da Record”.

O blog também perguntou qual foi o "Melhor Jornal Local" de 2009, o resultado foi favorável ao “Jornal do Meio -Dia” da Ric, afiliada da Record em SC. O telejornal apresentado por Graciliano Rodrigues registrou expressivos 13 votos ou 61% do total. Já o segundo colocado, o “Jornal do Almoço” da RBS teve apenas 3 votos (14%). Vale lembrar que o jornal também foi líder de audiência durante o ano, o informativo registrou 44% da audiência, ou seja, o ano foi mesmo do "Meio-Dia".


Você sabe o que Paulo Henrique Amorim, William Bonner, Ricardo Boechat e Carlos Nascimento têm em comum? Além da experiência no telejornalismo, todos eles perderam para Evaristo Costa no quesito “Melhor Apresentador”. O âncora do “Jornal Hoje” teve 31% dos votos e foi escolhido o melhor de 2009.


Na categoria “Melhor Apresentadora”, o Padrão de Ana Paula fez toda a diferença, a apresentadora do “Jornal da Record” teve o triplo de votos da segunda colocada. Ana Paula Padrão registrou 9 votos (52%) contra três (17%) de Fátima Bernardes que apresenta o “JN” na Globo.


Na categoria “Melhor Revista Eletrônica” o resultado foi literalmente espetacular para a Record. O dominical da emissora, (“Domingo Espetacular”) teve 52% ou 10 votos contra 6 votos ou 31% do Global “Fantástico”.


Na categoria “Melhor Programa Jornalístico” o resultado não poderia ser diferente, a equipe de jovens repórteres do “Profissão Repórter” tiveram 64% (11 votos) da votação. Chefiado por Caco Barcellos, o programa que é sinônimo de qualidade e de bom jornalismo, agora também o melhor da TV em 2009.


Já na categoria “Melhor Programa Esportivo”, uma surpresa, os tradicionais “Globo Esporte” e “Esporte Espetacular” da Globo e o novato “Esporte Fantástico” da Record não foram suficientes para bater a Band. A emissora que é considerada o canal do esporte levou a melhor, o programa “Jogo Aberto” de Renata Fan contabilizou 33% dos votos e foi escolhido o melhor programa esportivo do ano de 2009.


Nossa enquete ainda perguntou: Qual foi o "Melhor Programa Policial" de 2009? E adivinhe só, a Band levou a melhor de novo. O “Brasil Urgente” do Datena venceu fácil o novo “Boletim de Ocorrências” do SBT. O programa obteve 64% (9 votos) contra 35% (5 votos) do SBT.


Para terminar, quero agradecer a você leitor que contribuiu com sugestões, críticas, elogios, comentários e é claro o mais importante, a sua participação. Esse foi apenas o primeiro ano de blog, conseguimos até o momento mais de 7.585 acessos, atualmente temos 37 seguidores e quase 200 postagens divididas em oito categorias, tudo isso em apenas seis meses de existência. Todos esses números representam um projeto que já deu certo e que no ano que vem vai crescer ainda mais. Espero que você tenha gostado do que viu até agora e que a partir do dia primeiro de fevereiro, a gente possa se encontrar de novo na nova temporada do meu blog. Então é isso, eu e o blog entramos em férias e desejamos um natal e um ano novo com muita saúde, muita paz e dinheiro também. Forte abraço e até 2010.

19 de dez. de 2009

Novidades no Jornalismo do SBT em 2010

Em 2010 o jornalismo do SBT vai ser totalmente reformulado, além de novos cenários, a emissora pretende estrear um novo jornal local para São Paulo no horário do almoço, o objetivo é repetir o sucesso do “SBT Rio”, apresentado pelo jornalista Luiz Bacci.

O problema até agora é a apresentação, além do próprio Luiz Bacci, outros fortes nomes do jornalismo da TV podem ocupar essa posição, são eles: Carla Cecato e Luciana Livieiro da Record e Rodolpho Gamberini do próprio SBT.

As novidades não são apenas as novas contratações, algumas mudanças internas também devem modificar o atual quadro do jornalismo, uma delas é possível contratação de Augusto Xavier da RedeTv! Ele deverá ocupar o lugar de Carlos Nascimento do “Jornal do SBT – Noite”, ou seja, Nascimento vai ficar apenas com a apresentação do principal telejornal da emissora, o “SBT Brasil”.

Além disso, um equipe interna defende o projeto de uma revista eletrônica para noites de domingo, além de enfrentar “Domingo Espetacular” da Record e “Fantástico” da Globo, o SBT precisa de um nome de peso para a apresentação, os jornalistas Domingos Meirelles, Roberto Cabrini, Rodolpho Gamberini e até Regina Volpato são cotados para apresentar.

Até agora a única estréia confirmada é do grande Roberto Cabrini e o seu "Conexão Repórter", já o dia e o horário de exibição da atração ainda não estão confirmados.

E para terminar, uma última informação, o jornalismo do SBT foi mais lucrativo em 2009, a emissora teve um aumento de 25% de anúncios em seus jornalísticos em relação ao ano passado.

18 de dez. de 2009

Repórter esquece o texto no "Jornal Hoje"

Entrevista: Joyce Ribeiro

A jornalista Joyce Ribeiro (foto) é contratada do SBT desde 2005 e atualmente apresenta o “Boletim de Ocorrências”. Em entrevista exclusiva ao site da emissora, Joyce explicou como é conciliar carreira e vida pessoal, ela ainda revela os desafios de apresentar um jornal ao vivo.

Como está a nova fase da carreira?
O “Boletim de Ocorrências” marca uma nova etapa profissional e eu estive me preparando para isso nos últimos anos. No “B.O.” abordamos assuntos violentos, que nos fazem pensar em uma saída para esta onda de criminalidade que se espalha pelo país e pelo mundo. Transmitir estes assuntos violentos exige muito dos profissionais que trabalham no jornal. Nosso objetivo maior é levar a verdade, tratando todos os assuntos com respeito, evitando exageros desnecessários. Como apresentadora e editora esta nova experiência tem sido um grande aprendizado.

Você fica nervosa por ancorar um programa sozinha e ao vivo?
Apresentar os jornais ao vivo sempre provoca um pouco de tensão, nervosismo; mas com o passar dos anos estes sentimentos ficam mais fáceis de serem controlados. Hoje em dia domino com segurança as situações que precisamos enfrentar diariamente quando estamos no ar. A concentração deve ser total, pesquisamos os detalhes de cada assunto para transmitir as informações mais relevantes com propriedade e segurança. As duas formas de apresentaros jornais, sozinha ou em dupla, são prazerosas. Apresento o “Boletim de Ocorrências” sozinha e gosto muito. Os outros jornais da emissora são apresentados em dupla e esta interação na bancada também é muito rica.

Na maioria das vezes, as reportagens exibidas no programa são sobre violência. Você se envolve com elas?
Infelizmente a criminalidade é crescente não apenas em nosso país, mas no mundo todo. Levar estes assuntos para os telespectadores é uma tarefa difícil, já que os casos são cada vez mais impressionantes, todos os dias fico indignada ao ter de transmitir determinadas notícias. Ao longo do dia são muitos os casos que chegam até a redação, todos eles provocam debates entre os colegas, pois mesmo tratando destes assuntos diariamente ficamos muito impressionados.
Para você, que também já apresentou a previsão do tempo, o que é mais difícil: ser cobrada nas ruas por prever sol e chover ou lidar com as tragédias no “Boletim de Ocorrências”?
A cobrança das pessoas em relação à previsão do tempo é quase sempre bem divertida e leve, elas fazem piadas nas ruas, dão risadas, é divertido. Falar sobre a violência, sentir o medo e a indignação, isso sim é muito difícil. Sinto o sofrimento e a descrença no olhar das pessoas quando me abordam nas ruas e falamos sobre as tragédias, assassinatos, os terríveis casos de pedofilia, as balas perdidas que tiram a vida de inocentes, de gente de bem… casos que infelizmente crescem a cada dia. O brasileiro está cansado e cobra mudanças imediatas para esta situação insustentável.

Você trabalha à noite. Como é conciliar o trabalho com a vida pessoal?
Trabalhar em horários alternativos, principalmente em uma grande cidade como São Paulo, só ajuda. Hoje estou totalmente adaptada e gosto muito de trabalhar a noite. Conciliar todas as tarefas do dia-a-dia não é tarefa fácil, é difícil e cansativo, mas com um pouco de disciplina e organização tudo fica possível. O mais importante é fazer aquilo que você ama, aquilo que você sonhou fazer. Quando isso acontece, horários, correria, cansaço ou falta de tempo ficam em terceiro plano.

Como é trabalhar no SBT?
Comecei a trabalhar aqui em 2005, quando apresentei o “Jornal do SBT Manhã” e também fazia eventualmente o “SBT Brasil”, substituindo a jornalista Ana Paula Padrão. Desde então já participei de alguns jornais, como o “SBT São Paulo”, o “Aqui Agora”, fiz a previsão do tempo e reportagens. Em todas estas experiências e ainda hoje, atuando como editora e apresentadora. Durante estes anos aprendi muito com meus colegas de redação, sempre admirei o trabalho dos grandes apresentadores que trabalham aqui na emissora e me sinto extremamente feliz por hoje, fazer parte deste grupo. Encontrar o ambiente de amizade e companheirismo que existe aqui foi um presente. É maravilhoso conviver com pessoas que amam o que fazem e lutam muito para fazer programas e jornais de qualidade. Este é o sentimento que predomina em todos os cantos da emissora.
Fonte: Site Oficial do SBT

17 de dez. de 2009

Saulo Vence Ídolos na Record

Na noite de ontem, o cantor paulista Saulo Roston (foto), venceu a edição 2009 do reality musical "Ídolos" da Record. Em segundo lugar outro paulista, o criativo Diego Moraes, de Campinas.

Saulo tem apenas 20 anos e já participou duas vezes do programa, no ano passado ele foi eliminado logo no ínicio, mas dessa vez, se tornou o grande campeão. Roston vai assinar contrato com uma grande gravadora brasileira, além disso, vai gravar seu primeiro CD.

O resultado foi divulgado pelo apresentador Rodrigo Faro na madrugada desta quinta-feira. A quinta edição do programa no Brasil e a terceira na Record já está confirmada e acontecerá em 2010.
Audiência
No quisito audiência, a grande final do programa ficou em segundo lugar com 12 pontos de média, ao total, foram mais de 40 minutos em primeiro lugar, mesmo assim, a Rede Globo foi líder com 14 pontos. Já SBT e Band dividiram a terceira colocação com 5 pontos cada.

14 de dez. de 2009

Notas do Jornalismo

Logo mais a noite, Ana Paula Padrão inaugura a nova redação da Record Minas, direto de Belo Horizonte.

O novo jornalístico de Roberto Cabrini (foto) no SBT estréia só em 2010. O “Conexão Repórter” deve ir ao ar nas noites de segunda-feira.

Valdir Zwetsh é novo editor chefe do “Jornal da Band”. Com a chegada do jornalista, o principal telejornal da Bandeirantes vai passar por reformulações.

A repórter Mônica Puga do SBT ganhou o "Prêmio Esso de Jornalismo", o motivo foi a reportagem em que Mônica mostra a troca de tiros entre bandidos e polícia no RJ, tudo isso, 20 minutos antes do presidente Lula passar pelo local.

8 de dez. de 2009

Apresentadoras em Pé de Guerra

Segundo o portal de notícias R7, a situação nos bastidores do “Domingo Espetacular” é insustentável.
É que as apresentadoras da revista eletrônica, Janine Borba e Fabiana Scaranzi, discutem praticamente todos os domingos.

Segundo a produção do programa, o motivo da rivalidade é que uma quer aparecer mais do que a outra.
Paulo Henrique Amorim, que apresenta a revista da Rede Record com as duas, fica na dele. Faz bem o jornalista, afinal em briga de mulher não se mete a colher.

7 de dez. de 2009

Record Contrata Jornalista da Globo

A Rede Record tirou mais um jornalista da Globo. O contratado da vez foi Luiz Gustavo (foto), que por 22 anos trabalhou na emissora carioca.
Em rede, o jornalista atuava no "Jornal Nacional" e no "Bom Dia Brasil", além disso, Luiz era um dos principais repórteres da Globo em Minas Gerais.

E foi justamente com esse objetivo que a Record contratou Luiz, a emissora pretende consolidar o segundo lugar na preferência entre os mineiros, já que o SBT ainda ocupa essa posição no estado.

A estréia do jornalista acontece no próximo dia 14 de dezembro, mesmo dia em que a filial mineira da Record inaugura sua nova newsroom (redação-estúdio).

Além dessas novidades, um dos âncoras do “Jornal da Record” (Padrão ou Celso Freitas) vai comandar um bloco do jornal ao vivo direto de Belo Horizonte.

3 de dez. de 2009

João Gordo na Record

O apresentador e vocalista da banda Ratos de Porão, João Gordo (foto), vai deixar a MTV e se mudar para a Rede Record.

O novo contratado vai ser mais um integrante do programa Legendários, atração comandada por Marcos Mion que estréia em março na emissora.


Morre Leila Lopes

Já passava das 2h da manhã desta quinta, quando a atriz Leila Lopes (foto) foi encontrada morta em seu apartamento no Morumbi, zona sul de SP.

Os bombeiros que foram ao local constataram parada cardiorrespiratória. A polícia também foi acionada e não encontrou marcas de agressão no corpo da atriz.

Natural de São Leopoldo no Rio Grande do Sul, Leila Lopes ganhou destaque quando interpretou a professora Lu na telenovela Renascer de 1993 na Rede Globo. No ano passado, a atriz gravou o seu primeiro filme pornô, chamado de "Pecados e Tentações.

2 de dez. de 2009

A Morte de Lombardi

Morre Luiz Lombardi Neto de 69 anos, a "voz companheira" de Sílvio Santos.

De acordo com a família, ele foi encontrado morto hoje pela manhá por sua mulher. Ainda segundo familiares, o locutor não tinha problemas de saúde.

A notícia já foi divulgada pelos principais portais da internet e agora começa a ganhar destaque na tv e principalmente no SBT, onde Lombardi trabalhou durante quatro décadas.

Após receber a notícia, o dono do SBT (Sílvio Santos) ficou abalado e entrou em contato com a família. A emissora ainda revelou que Sílvio grava normalmente hoje, já que toda uma platéia o esperava para gravação do especial de fim de ano, um especial que ao meu ver não vai ser nada especial.

O SBT decretou luto interno e o local do velório ainda não foi definido.

Cynthia Benini Chora Ao Vivo no SBT

Ela tentou, mas não deu, a jornalista Cynthia Benini (foto) não conseguiu esconder o choro que foi ao ar durante a exibição de um telejornal no SBT.

Segundo a apresentadora do “Jornal do SBT – Noite”, ela estaria sendo desprestigiada, já que o seus textos estão menores do que os textos de seus companheiros de bancada.

Depois de desabafo durante o intervalo, Cynthia voltou ao ar visivelmente abalada, e com os olhos vermelhos e cheios de lágrimas anunciou a próxima reportagem. Vale lembrar que tudo aconteceu ao vivo.

Até agora o SBT e a jornalista não se pronunciaram sobre o assunto.
Fonte: R7

1 de dez. de 2009

"Jornal da Globo" vai para o intervalo após falhas técnicas

Sucesso Carioca


Logo mais acontece a estréia do novo “SBT Rio”, o telejornal carioca que comemora 10 anos nessa terça, vai ter uma edição de 60 minutos e com muitos convidados, além disso, o jornalístico vai inaugurar novos cenários e novas vinhetas.

Líder de audiência em várias situações, o jornal é sucesso na cidade maravilhosa. Com a apresentação do excelente jornalista Luiz Bacci (foto), a edição ficou mais dinâmica e popular, virou referência para outras emissoras da rede e uma tremenda dor de cabeça para Record e Globo.

Cenário: O novo estúdio vai permitir uma maior interatividade entre o apresentador e os repórteres. Com dês metros de largura por quatro de altura, o novo cenário é todo em tons de azul e ainda possui dois telões de LDC. Vale lembrar que esse é o primeiro cenário do novo padrão de telejornalismo que o SBT prepara para 2010.