23 de out. de 2009

Jornalismo que Gera Faturamento

Além de obrigadas por lei a destinarem pelo menos 5% de sua programação para transmissão de notícias, as emissoras têm um bom motivo para investir em jornalismo: o retorno da publicidade.
Na RedeTV!, por exemplo, o principal jornal diário “RedeTV! News” (exibido das 21h às 22h) é o responsável pelo maior faturamento da emissora, com 30% a mais de retorno do que o segundo programa. Com a média de quatro pontos no Ibope, Toninho Rosa, superintendente comercial da RedeTV!, destaca que metade da audiência do jornal é das classes A e B, o que atrai anunciantes diferenciados.“Fazer jornalismo é um bom negócio”, resume. Para o superintendente, “notícia ruim em exagero, apesar da audiência, acaba afastando os anunciantes”. A partir disso, a emissora decidiu veicular aos sábados o jornal “Good News”, em que são proibidas notícias ruins. Embora tenha três pontos de audiência, suas três cotas de patrocínio estão garantidas.

Para a Globo, a área jornalística “é valorizada em virtude da qualidade de informação isenta e imparcial apresentada em nossos telejornais”. O canal não faz comparações entre jornalismo e entretenimento.

No SBT, segundo o diretor nacional comercial Henrique Casciato, houve crescimento de 25% dos anúncios nos programas jornalísticos em relação a 2008. Casciato também conta que, para os anunciantes, os três nomes de maior credibilidade nos telejornais do país são Fátima Bernardes, William Bonner e Carlos Nascimento.

Fonte: Folha de São Paulo

Um comentário:

  1. O Fantastico está tentando apelar com o humor do Caseta e Planeta. Mas os caras deixaram, de ser engraçados a tempos!!

    ResponderExcluir