31 de mai. de 2011

A notícia na hora em que ela acontece

O título deste post, até parece coisa de telejornalismo, mas foi justamente o que aconteceu comigo e o cinegrafista Tiago Etges da RICTV Record na semana passada. Durante uma participação "ao vivo" no “Jornal do Meio Dia”, registramos um acidente envolvendo três carros na Rua Irineu Bornhausen em Itajaí.

Naquele dia, chegamos ao local às onze e meia da manhã. No roteiro, estavam previstas duas participações, uma no primeiro bloco e a outra no segundo. Em pauta, o tráfego de veículos pesados e a proibição de caminhões pela via.

Participamos da escalada e no segundo bloco eu entrevistei o coordenador da coordenadoria de trânsito da cidade, José Alvercino Ferreira, o Zé da Codetran. Falamos sobre multas, filas e acidentes.

Após a primeira participação, o apresentador Graciliano Rodrigues chamou o intervalo já com imagens da colisão. Segundos antes, nossa equipe de reportagem já tinha escutado o barulho do impacto. Foi um "a seguir" memorável!

Durante os poucos minutos do intervalo, uma corrida contra o tempo. Um verdadeiro corre corre em pleno Bairro São João. Afinal, precisávamos chegar o mais perto possível do acidente. E conseguimos!

Depois dos comerciais, já posicionada, nossa equipe é chamada às pressas. Com o apoio e a confiança do cinegrafista Tiago Etges, narrei pela primeira vez um acidente "ao vivo". Mostramos o trânsito parado, o trabalho dos agentes da Codetran e até os prejuízos dos motoristas que foram entrevistados ali mesmo, ainda nervosos por causa da batida.

Em seguida, os automóveis foram retirados da pista. Ninguém se feriu. Nossa equipe fez a última entrada "ao vivo" com a sensação de dever cumprido. Uma experiência inexplicável e que dificilmente vai acontecer de novo. Por isso, até hoje, esse foi com certeza o "ao vivo" mais tenso da minha vida.

28 de mai. de 2011

Notícias

Na próxima quarta-feira, Maria Lydia Flandoli (foto) deixa a TV Gazeta oficialmente. A jornalista trabalhou durante 20 anos na emissora. Neste período, ela foi âncora do “Jornal da Gazeta”.

Em tempo. O comandante Hamilton é o mais novo contratado da Rede Record. Lá, ele vai ganhar quatro vezes mais e participar de jornalísticos da emissora. O contrato é de três anos.

Neste sábado, o “Jornal do Meio Dia” da RICTV Record Itajaí ganhou mais um quadro fixo. A partir de agora, a repórter Juliana Soares vai esclarecer as dúvidas dos telespectadores no “Você sabia?”.

Em 2006, durante o programa “Arena” do canal SporTV, a comentarista Mily Lacombe acusou o goleiro Rogério Ceni de falsidade ideológica. Por telefone, o capitão da equipe do São Paulo participou ao vivo da atração e exigiu provas da jornalista. Essa semana, ela perdeu a ação movida pelo jogador. Ele foi indenizado por danos morais.

Seja bem-vindo. No próximo dia 17 de junho, o comentarista da ESPN, Paulo Vinícius Coelho/PVC, apresenta uma palestra em Balneário Camboriú. Em pauta, o futebol e o jornalismo esportivo.

27 de mai. de 2011

"E ai, Doutor?": médicos invadem TV brasileira

A Rede Record estreou, na última segunda-feira (23/05), a atração "E ai, Doutor?", comandado por Antônio José Sproesser Junior (foto). É mais um programa sobre saúde que invade a programação da TV brasileira.

A emissora da Barra Funda corriqueiramente exibe matérias em seus jornalísticos (especialmente "Câmera Record" e reprises no "Tudo a Ver") sobre alimentação, bem estar, medicina alternativa e assuntos correlatos. A Rede Globo também entrou na onda, especificamente com o "Bem Estar", além de reportagens no "Jornal Hoje", "Globo Repórter", "Fantástico", entre outros programas. Agora, o telespectador é bombardeado com a overdose de matérias que envolvem qualidade de vida.

"E ai, Doutor?" é mais uma tentativa da Record em emplacar uma atração inédita nas tardes. O canal já exibiu "Geraldo Brasil", "Programa da Tarde", "O Preço Certo", entre outros. O novo programa aposta na prestação de serviço, o que chama a atenção do telespectador.

Na estreia, Sproesser apareceu com o mesmo visual do Dr. Drauzio Varella. Camisa de manga longa, cinto e calça social. Porém, as semelhanças param por ai. O doutor da Record personificou mais a imagem de animador de auditório. Ele interagiu com a plateia que circunda o belo cenário em tom azul. As tomadas das câmeras no auditório lembraram o extinto vespertino "Márcia".

A atração aparenta buscar um universo mais amplo de temas em relação ao "Bem Estar", da Rede Globo. O médico passou dicas sobre primeiros socorros, exibiu um quadro a la "10 anos mais Jovem", e até caiu na dança.

Sproesser tem uma boa presença no vídeo e soube conduzir o programa. Apesar disso, enfrentará o mesmo dilema do concorrente da Rede Globo. "E ai, Doutor" será diário com cerca de uma hora no ar. Terá que buscar novidades diariamente para não cansar o telespectador. Apesar disso, é sempre válido o investimento na grade vespertina, sobretudo em um programa que enriquece o conhecimento do público.

Fonte: Portal Imprensa

Colunista: Fabio Maksymczuk

25 de mai. de 2011

Novo "SBT Brasil" estreia nesta segunda-feira

Prestação de serviço, opinião e análise. De acordo com o diretor do departamento de jornalismo do SBT, Alberto Villas, esses são os diferencias do novo “SBT Brasil’. O telejornal estreia na próxima segunda-feira às 19h30min. Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade (foto) são os novos apresentadores.

Além disso, foram contratadas as jornalistas Cláudia Liz e Débora Alaguera, elas faziam parte da equipe de jornalismo da Rede Record. Cláudia assumiu a chefia de redação e Débora a produção executiva do núcleo.



Mudança
Carlos Nascimento deixa o "SBT Brasil" e permanece ao lado de Cynthia Benini no "Jornal do SBT – Edição Noite". Já Karyn Bravo deixa a bancada e vai apresentar a previsão do tempo no novo "SBT Brasil".

23 de mai. de 2011

Cinegrafista da RICTV Record é atropelado durante a “Corrida Maluca” em Balneário Camboriú

O cinegrafista da RICTV Record Itajaí, Leandro Lins, foi atropelado durante a terceira edição da “Corrida Maluca”. O evento que reuniu mais 25 mil pessoas e 48 equipes do sul do país aconteceu no último dia 23 de abril na Estrada da Rainha em Balneário Camboriú. Apesar da velocidade do carrinho, o cinegrafista conhecido como Patrick não se feriu. Veja o vídeo:


20 de mai. de 2011

Ernesto Paglia lança o livro "Diário de bordo - JN no Ar"

Em outubro de 2010, durante as eleições presidenciais, o repórter Ernesto Paglia e uma equipe de quase dez profissionais da Rede Globo percorreram mais de 20 municípios brasileiros. Foram 39 dias a bordo de dois aviões: um jato Falcom 2000, para cruzar grandes distâncias e um Turbo Hélice Caravan, capaz de pousar em qualquer tipo de pista.

O quadro “JN no Ar” foi criado justamente na campanha eleitoral para mostrar a realidade do país aos eleitores e também aos candidatos. Nesta quinta-feira, foi lançado o livro "Diário de bordo - JN no Ar" com os bastidores da série de reportagens em uma livraria do Rio de Janeiro. O autor, Ernesto Paglia, contou como surgiu a ideia da publicação.

- Quando decolamos do Rio para Macapá, que foi a primeira cidade que visitamos, o Ali Kamel (diretor da CGJ – Central Globo de Jornalismo) sugeriu que eu fizesse um registro das viagens - lembrou o jornalista.


15 de mai. de 2011

RICTV Record: IPS/Univali apresenta pesquisa sobre meios de comunicação

RICTV Record: artista utiliza pneus para fazer esculturas em Tijucas

Em tempo. Estudantes de Camboriú visitam a RICTV Record

Em abril, alunos da escola Básica Municipal Lucinira Melo Rebelo de Camboriú foram até Itajaí para visitar os funcionários da RICTV Record. Eles aproveitaram para conhecer o departamento de jornalismo, a edição e também os estúdios da emissora.

A visita faz parte de um trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Prevenção às Drogas e à Pedofilia de Camboriú em unidades escolares da região. Cada um dos estudantes premiados com o passeio escreveu uma redação com o tema drogas.

14 de mai. de 2011

Notícias

Confirmado. A Band será a emissora oficial da série B do Futebol Brasileiro em 2011. A assinatura do contrato entre o Grupo Bandeirantes e a Sport Promotion ocorreu nesta sexta-feira.

Agora vai. Neste sábado, o “Esporte Fantástico” da Rede Record permaneceu durante 22 minutos na liderança do Ibope. Na média final, o programa ficou com 5.3 pontos. No mesmo horário, a Rede Globo conquistou 7.7 e o SBT 4.4.

Em tempo. O Profissão Boleiro é o mais novo parceiro do clicRBS Itajaí. O blog dos acadêmicos de jornalismo da Univali vai fornecer conteúdo para o site de notícias.

Pela primeira vez, o SporTV foi líder em audiência na televisão paga. O canal esportivo da GloboSat desbancou o Discovery Kids. A Copa do Brasil e a Libertadores da América fizeram a diferença.

Nesta terça-feira, o “Profissão Repórter” vai mostrar uma reportagem especial sobre o assassinato de Jorge Toufic Bouchabki e sua esposa, que ficou conhecido como o Crime da Rua Cuba.

O diretor de planejamento do SBT, Fernando Pelégio, confirmou que a jornalista Rachel Sheherazade e o comentarista Joseval Peixoto serão os novos apresentadores do “SBT Brasil”. O novo formato do principal telejornal do canal estreia em junho.

5 de mai. de 2011

Record aposta em Goiás para alcançar liderança nacional

O Portal IMPRENSA acompanhou com exclusividade, na última terça-feira (03), o anúncio feito pela Record Goiás para o mercado publicitário. A notícia foi a chegada de um novo diretor executivo, Mafran Dutra, até então alocado em São Paulo, no cargo de vice-presidente artístico da emissora.

Segundo Dutra, a Record Goiás desperta grande atenção da rede e é uma das praças que mais próximas estão da liderança de audiência. "Por vários momentos, aqui em Goiás nós conseguimos a liderança. Nosso carro-chefe, o programa 'Balanço Geral' é líder de audiência, isso justifica a atenção que a empresa dedica à região".

Em um jantar feito para publicitários, Dutra destacou que sua maior missão na Record Goiás é dar continuidade a um trabalho de expansão da emissora. A primeira etapa consistia em tornar o sinal da emissora nacional. Agora, Dutra se volta ao investimento em programação.

Estando bem posicionada nacionalmente, a Record pode investir em programas de qualidade. Além disso, outro desafio nosso é investir em infraestrutura e aumentar nossa programação local", conta.

A emissora possui aproximadamente 4 horas de programação produzidas em Goiânia, por meio dos programas "Direto da Redação", "Goiás No Ar", "Goiás Record" e o "Balanço Geral". Para a gerente de jornalismo da emissora, Ana Raquel Copetti, o jornalismo feito em Goiânia tem importante participação na rede. "Ficamos felizes de ver que nosso trabalho tem dado resultado e tem credibilidade no estado de Goiás".

Depois de se dedicar à região do Mato Grosso, Ana está há três meses em Goiás. Ela destaca que o rodizio de profissionais é algo muito comum na emissora. A chegada de novos profissionais está diretamente ligada à estratégia da Record pela liderança local.
É o caso do gerente comercial e de marketing, Washington Braun, recém-chegado da TV Anhanguera (Globo-GO).

Concorrentes e mercado publicitário da região reconhecem que o posicionamento agressivo da emissora tem criado um ambiente mais competitivo. Por outro lado, muitos profissionais da área de propaganda olham com cautela os programas populares da emissora que, junto com a BAND, possuem uma linha mais sensacionalista. Já SBT e Globo preferem adotar posturas mais equilibradas.


Fonte: Portal Imprensa

1 de mai. de 2011

Canal Futura inaugura novo estúdio digital

O Canal Futura de TV por assinatura, estreia neste domingo (2) a programação transmitida do novo estúdio, de estrutura digital e com iniciativas ecológicas.

Serão produzidas vinte horas semanais de programação jornalística ao vivo. Os jornais serão transmitidos em sinal HD com sistema tapeless, o que dispensa o uso de mídias, como fitas e DVDs.

O estúdio conta com um painel de vidro de 180º, que exibe, como cenário de fundo, os prédios e as comunidades do bairro Rio Comprido, Zona Norte do Rio. Toda a programação jornalística, que conta com o "Jornal da Futura", "Conexão Futura" e "Sala de Notícias" será exibida deste estúdio.

Um diferencial da nova arquitetura dos estúdios é a iniciativa da construção ecologicamente correta. As luzes no estúdio são de LED, que economizarão 80% de energia.Piso, paredes e mobiliário foram desenvolvidos com madeira certificada e acabamento em bambu.

O "Sala de Notícias", por exemplo, terá novo formato, próximo ao de documentário, e vai exibir produções de 15 minutos criadas por realizadores independentes do Brasil e do exterior, como o grupo de fotojornalistas da americana MediaStorm.

O gerente de Programação do Canal Futura, João Alegria, explica o conceito do novo projeto da Futura. "Todo o espaço foi pensado para expressar a linha editorial do Canal Futura, que é orientada pela agenda social brasileira. Por isso, a preocupação com o meio ambiente e a opção de fazer um glass estúdio, mostrando as contradições sociais que estão presentes tanto no nosso entorno quanto em outros pontos da cidade e do país", explica.


Fonte: Portal Imprensa