30 de jun. de 2010

Vereador Agride Repórter em Mato Grosso

Nessa última segunda-feira, a repórter Márcia Pache virou noticia. A contratada da TV Centro-Oeste, afiliada do SBT no Mato Grosso, recebeu um tapa no rosto do vereador Lorivaldo Rodrigues de Moraes. Com a força do impacto, ela caiu no chão. A agressão aconteceu no Cisc (Centro Integrado de Segurança e Cidadania), da Polícia Civil.

A jornalista fazia uma série de reportagens sobre denuncias contra o agressor. O político é acusado de ter autorizado a invasão de um condomínio e de receber uma aposentadoria ilegal em nome de outra pessoa.

Em um comunicado enviado à imprensa, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso informou que repudia a agressão sofrida pela profissional. Ela já prestou queixa e pretende pedir indenização por danos morais.




Esta não é a primeira vez que Kirrarinha, como é conhecido, agride um repórter de TV. Em setembro de 2007, ele agrediu o repórter Celso Garcia, da TV Record com um soco.

Trabalhadores da imprensa da região realizaram um protesto em frente à Câmara de Vereadores da cidade e pediram a cassação do mandato do vereador por uma possível quebra de decoro parlamentar.

28 de jun. de 2010

Últimas do Jornalismo

Retorno? O jornalista Roberto Cabrini do SBT teria sido flagrado alomoçando com executivos de sua ex-emissora, a Record.

Fora da programação da Band desde o ano o passado, a jornalista Lorena Calabria (foto) decidiu rescindir o contrato com a emissora. Mesmo assim, a apresentadora continua em um a rádio do Grupo Bandeirantes.

A Record continua sondando a Fifa, organizadora da Copa. O obejtivo do canal é adquirir os direitos de exibição do mundial de 2018.

Ainda na Record, o “Domingo Espetacular” desse domingo bateu recorde de audiência e registrou o maior índice do ano. Foram 15 pontos de média e alguns minutos em primeiro lugar.

20 de jun. de 2010

SBT faz mudanças na direção do seu jornalismo

No final da tarde desta sexta (18), o SBT enviou comunicado à imprensa anunciando a saída de Paulo Nicolau da direção de jornalismo da emissora e a volta de Luiz Gonzaga Mineiro ao setor. Confira:

"O SBT informa que o diretor de jornalismo Paulo Nicolau está deixando o cargo a partir da data de hoje, seguindo para novos projetos pessoais. A diretoria da emissora agradece seu excelente desempenho durante o tempo em que dirigiu o jornalismo do SBT e lhe deseja muito sucesso em sua nova fase profissional. A partir da próxima segunda-feira (21), volta ao cargo de diretor de jornalismo Luiz Gonzaga Mineiro".

Luiz Gonzaga Mineiro volta ao cargo de diretor de jornalismo após comandar o departamento de 2005 a 2007, quando, ao lado de Ana Paula Padrão, reformulou a área no SBT. Mineiro também trabalhou na emissora de Silvio Santos anteriormente, na fase do "TJ Brasil", de Boris Casoy.


Fonte: Na Telinha

Pesquisa Revela as Preferências dos Telespectadores Brasileiros

A Meta Pesquisa de Opinião realizou um estudo encomendado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República. O estudo feito no mês de março desse ano mostra a preferência dos telespectadores brasileiros. Foram ouvidos moradores de 12 mil domicílios em 539 cidades.

Segundo os números, 69,8% dos entrevistados disseram assistir a Rede Globo, já 13% disseram preferir a Rede Record. O SBT ficou com 4,7% da preferência e a Band com apenas 2,9%.

O levantamento concluiu ainda que 96,6% da população assistem TV. Os canais abertos são vistos por 83,5% do publico em quanto os pagos por apenas 2,7%.

Já com 33,7%, o jornalista Willian Bonner foi apontado como o apresentador mais confiável. Ainda no telejornalismo, os jornais de TV foram considerados os programas de maior relevância da programação com 64,6% contra 16,4% das novelas e 7,2% dos esportivos.

O "Jornal Nacional", por exemplo, teve 56,4% de preferência e o"Jornal da Record" obteve 7,4%.

15 de jun. de 2010

Copa Faz Band Vencer SBT em Horário Nobre Pela Primeira Vez

Dia 14 de junho, ontem, foi um dia histórico para a Band. Pela primeira vez em sua história a emissora ultrapassou o SBT na média de audiência do horário nobre. Das 18h à 0h, a emissora do Morumbi marcou 5,4 pontos, contra 4,9 pontos do SBT.

No horário, a Globo liderou com 30 pontos de média e a Record ficou em segundo, com 9,6 pontos. Cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios sintonizados na Grande SP.

Desde sexta-feira, a média de ibope das 7h à 0h da Band praticamente dobrou. No entanto, nesse mesmo período, a emissora continua atrás do SBT (4,9 x 3,9 pontos).
Fonte: UOL

"Jornal Hoje" supera "Jornal Nacional" na internet

O futebol continua sendo a paixão número um do brasileiro, inclusive na internet. Segundo levantamento da Globo, somente no mês de maio, os vídeos de sua programação esportiva, além do acompanhamento em tempo real das partidas pela internet, atingiram a marca de 52 milhões de acessos.

O número alcançado é quase o dobro do registrado pela linha de entretenimento da emissora, composta por novelas e programas, que registrou em maio 26,5 milhões de acessos. “Passione” alcançou excelente resultado em seus primeiros momentos. A trama de Sílvio de Abreu registrou 3,3 milhões de cliques no último mês.

O jornalismo da Globo ocupou a terceira posição em maio, com 25,5 milhões de acessos. Porém, ao contrário da telinha, o “Jornal Nacional” é superado pelo “Jornal Hoje” em visitas. As reportagens do “Jornal Hoje” registraram 3,6 milhões de acessos, contra 2,7 milhões do “JN”.


Fonte: O Estado de S. Paulo.

RBS Renova Direitos de Transmissão do Campeonato Gaúcho

A RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, renovou os direitos de transmissão do Campeonato Gaúcho por mais cinco anos. Com isso, a emissora, que já possuía os direitos exclusivos do torneio no ano de 2011, estende o acordo até 2016.

Em nota, a emissora anunciou que a possibilidade de divulgação nas diversas mídias do grupo, além do aumento dos valores pagos pela transmissão, foram fundamentais para a renovação do contrato junto à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e às diretorias de Grêmio e Inter.

Com a renovação dos direitos do Campeonato Gaúcho, a TV Globo garante a exibição dos principais torneios estaduais a partir de 2011. Além dos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a emissora carioca, em parceria com suas afiliadas, ainda garantiu a transmissão dos campeonatos baiano e goiano.

Fonte: Na Telinha

Após dois anos no canal 45, SBT não conquista telespectadores em Florianopólis

Após pouco mais de dois anos operando em UHF, faixa de canais menos acessível aos telespectadores, o SBT segue com problemas de audiência em Florianópolis. Na capital catarinense, as atrações da emissora de Silvio Santos têm índices próximos do zero em boa parte do dia.

Na última quinta-feira (10), ao longo de todo o dia, toda a programação do SBT se manteve abaixo de 3 pontos de média. O maior desempenho foi o de “Uma Rosa com Amor”, de Tiago Santiago, que fechou com 2 pontos de média.

Nesse mesmo dia, a faixa destinada à atrações locais, entre 12h45 e 14h15 teve 0,0 de média, perdendo para a RBS/Globo, RIC Record, TVBV/Band e Record News.

Entenda o caso
Em outubro de 2007, a Rede SC, que retransmitia a programação do SBT para Santa Catarina no canal 04, se alia a Rede Record. A transição foi iniciada logo no início de janeiro e em fevereiro houve a alteração de sinal. A Record, que ocupava o canal 06, cedeu a faixa para a Record News.

Poucas semanas após ter perdido a RedeSC, o SBT fechou com a SCC – Santa Catarina Comunicações, antiga afiliada da RedeTV!, cuja programação era veiculada no canal 18. Como a emissora da família Dallevo tinha posse da faixa, a SCC obteve licença para operar no canal 45.

Apesar da campanha publicitária feita anunciando o novo canal do SBT, não houve reação na maior parte dos horários. Os domingos e a programação infantil dos finais de semana seguem como os de melhores índices da rede.

Fonte: Na Telinha

12 de jun. de 2010

Trabalho para a disciplina de Telejornalismo

O Jornalismo e a Copa

A Rede Globo marcou 22 pontos de média com a transmissão do jogo de abertura da Copa do Mundo.

Ainda sobre a Globo. Na próxima quinta-feira a emissorea estréia o novo jornalístico "Brasileiros". Na atração, os repórteres Edney Silvestre, Neide Duarte e Marcelo Canellas mostram a história de vida de pessoas que fazem o bem.

Já nessa terça-feira, o ex-jogador Pelé começa a analisar os jogos do mundial ao vivo no SBT. O rei foi contratado pela emissora e deve ficar ao lado dos jornalistas Karyn Bravo e Carlos Nascimento na bancada do “SBT Brasil”.

Em função dos jogos na África, até o dia 2 de julho, o programa “RedeTV Esporte” será exibido às duas horas da tarde. O mudança tem um obejtivo: atingir as pessoas que assistem ao jogo das 11h.

Na cobertura jornalística feita pela Rede Record, as imagens dos jogos da Copa serão cedidas pela Band e não pela Globo.
Ainda sobre o assunto: as afiliadas da emissora foram proibidas de exibir qualquer trecho dos jogos.

Nesse domingo tem jornalismo de qualidade no “Porgrama do Gugu”. Ao vivo, a apresentadora Ana Paula Padrão vai falar das melhores reportagens de sua vida.

9 de jun. de 2010

Últimas do Jornalismo

O locutor Sílvio Luiz pediu demissão do BandSports. Em seu site oficial, Silvio afirmou falta de consideração. O motivo seria o corte dele na cobertura da Copa do Mundo.

O novo presidente da TV Cultura, João Sayad, nomeou o jornalista Fernando Vieira de Mello e Ronaldo Bianchi como novos diretores da emissora. Mello será responsável pela a área de conteúdo e Bianchi pela administrativa.

A colunista Chris Campos estreou um quadro de dicas de compras no “Jornal do SBT”. Já o “SBT Manhã” passou a contar com a participação do comandante Lucca. O major é agora comentarista de segurança pública.

Depois de sair da Record no começo do ano, a jornalista Maria Cândida (foto) assinou contrato com a Rede TV!. Ela deve ser uma das novidades da emissora para a próxima temporada. Em quanto isso ela vai trabalhar no “Programa Amaury Jr”.

7 de jun. de 2010

Ric Record: lançamento do "Extreme Show" no Parque Beto Carrero World em Penha


Rafa Reinert - Repórter da TVBV -Band

Zeca Camargo boceja no"Fantástico"

O jornalista Zeca Camargo bocejou durante apresentação ao vivo do "Fantástico", no último domingo (6). O apresentador não teria percebido que o programa já estava no ar depois de ter voltado do intervalo.

Segundo o portal R7, Patrícia Poeta, que divide a apresentação do "Fantástico" com Camargo, avisou o colega de que o programa já estava no ar, e apontou para a câmera para que o jornalista lesse seu texto.



Com um ar constrangido, o apresentador pediu desculpas e continuou a apresentação do programa.


Fonte: Portal Imprensa

5 de jun. de 2010

Carla Vilhena Chama Pichadores de “idiotas” em Jornal da TV Globo

Na manhã desta sexta-feira (04/06), a jornalista Carla Vilhena (foto), apresentadora do “Bom Dia São Paulo”, da TV Globo, fez um comentário inusitado em suas entradas diárias no “Bom Dia Brasil”.
Ao noticiar o flagra da polícia a dois pichadores que estavam em plena ação em prédio na rua da Consolação, no centro de São Paulo (SP), e depois a queda dos jovens do primeiro andar do edifício, Carla sentenciou: “não entendo qual a graça de escrever umas baboseiras que ninguém entende. Ou quem entende são idiotas assim como eles”.
Com a queda, os dois pichadores tiveram que ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros, sendo que um deles teve uma fratura na altura do ombro. Depois de atendidos, ambos foram encaminhados à delegacia e devem responder pelo crime de vandalismo.
Fonte: Portal Imprensa

3 de jun. de 2010

Globo Digitalizará Seu Arquivo Jornalístico em 2011

A Rede Globo segue com o processo de digitalização de seu acervo audiovisual. Desde 2008, a emissora começou a digitalizar todas as suas produções da área de teledramaturgia e a partir de 2011 dará início ao mesmo processo com seus arquivos da área jornalística.

A ação faz parte do projeto que visa manter viva a memória da emissora. De acordo com a coluna Outro Canal, a digitalização da teledramaturgia global só será finalizada em 2013. Até o momento, o arquivo já digitalizado tem aproximadamente 400 mil horas de gravações, armazenado em 80 mil fitas.

Para se ter uma ideia do tamanho do arquivo da emissora carioca, as fitas ocupam uma área aproximada de 400 metros quadrados no centro de produção da emissora, o Projac, na zona oeste do Rio.

Fonte: Na Telinha

Luis Roberto Estava Com um Pé na Record

Faltava muito pouco para a Record anunciar a contratação do narrador esportivo Luis Roberto (foto). Para se ter uma ideia, as negociações estavam tão avançadas que a emissora já havia até elaborado a minuta do contrato.

Sabendo do que estava acontecendo, a Rede Globo fez uma contraproposta ao jornalista, que optou por permanecer na emissora. Há anos a Record procura por um nome de peso
para narrar o pacote de jogos olímpicos que a emissora comprou com excluisividade. Mas até agora nenhuma tentativa foi bem sucedida.

Vale lembrar que Galvão Bueno e Cléber Machado já foram sondados pela Record, mas também optaram por continuar na Globo. Até hoje, apenas o locutor Maurício Torres aceitou mudar de canal.

O Jornalismo na TV e os Destaques da Semana

O jornalista Pedro Bial apresenta o programa “Assunto” neste domingo, às 23h30, na Globo News.

No inicio da semana, o "Conexão Repórter" do jornalista Roberto Cabrini bateu recorde negativo de audiência no SBT. O programa registrou apenas 2 pontos de média.

Por outro lado, em novo horário, o “Domingo Espetacular” da Record bateu recorde de audiência. Em São Paulo, foram 13 pontos de média. Em Fortaleza, o programa venceu o "Fantástico" com um placar de 19 a 16. Essa é maior diferença já alcançada a favor da Record sobre a Globo na cidade.