30 de abr. de 2010

William Bonner se Despede de Seus Seguidores e Deixa o Twitter

O jornalista e apresentador do "Jornal Nacional", William Bonner (foto), anunciou sua saída do serviço de microblog Twitter nesta quinta-feira (29).

"E, então, me despeço: até breve, até logo, até já. Divirtam-se com juízo. Mas divirtam-se, que é pra isso que esse troço serve, afinal", escreveu Bonner em seu quinto post de despedida.

Com mais de meio milhão de seguidores, o perfil do jornalista estava entre um dos mais populares da rede.

No Shorty Awards, premiação que reconhece seus usuários de mais destaque com base em seu histórico de tweets, Bonner foi o vencedor na categoria "Jornalismo", dada a notoriedade e influência de sua conta.

Ao Portal IMPRENSA, por meio da Central Globo de Comunicação, o jornalista disse que considera sua saída da rede de microblogs como o fim de um ciclo. "Fechou-se um ciclo fantástico, pra mim. E muito divertido. O meu primeiro tweet, em junho do ano passado, explica o meu último, hoje à tarde. E o ano cheio que temos pela frente vai exigir ainda mais de mim, profissionalmente. Achei que era hora".

Mais tarde, depois de muitos questionamentos e comentários sobre sua saída na rede, Bonner voltou a postar, para afastar boatos. "Esqueçam teorias conspiratórias. Divirtam-se muito. E torçam, os já saudosos, para que o tio consiga voltar depois dos desafios de 2010". E completou: "Estão todos guardados no meu chip reservado a experiências inesquecivelmente ricas e prazerosas. Inté, tropa! Tenhamos todos 'BOAS NOITES'".
Fonte: Portal Imprensa

28 de abr. de 2010

Ana Paula Padrão é transformada em Barbie


Ana Paula Padrão, jornalista e âncora do Jornal da Record, está envolvida em um engajamento social que lhe rendeu uma homenagem em forma de boneca.

Ela foi transformada em Barbie pela Mattel do Brasil e o único exemplar do brinquedo - que não será comercializado - será leiloado em prol da Make-a-Wish, uma instituição mundial que completa 30 anos nesta quinta (29), realizando desejos de crianças entre 3 e 17 anos portadoras de enfermidades.

De acordo com Ana Paula Padrão, a homenagem foi aceita justamente porque tem um envolvimento social, já que ela não pensa em gerar lucros com a boneca.

- Eu conheço o trabalho da Make-a-Wish há muito tempo e resolvi ajudar cedendo a minha imagem. Um artista plástico [Marckie Benchayaé] a desenhou baseada em uma foto minha.

Para celebrar os 30 anos, a instituição fará uma cerimônia na qual a jornalista vai participar. Esse será o evento que marcará o lançamento da Barbie jornalista.

Ana Paula conta que tudo começou por uma pesquisa na qual foram ouvidos milhares de consumidores em todo o mundo sobre a nova profissão da Barbie. Seu nome surgiu ao final, por meio de uma pesquisa informal. O projeto acabou transformando a jornalista na primeira brasileira transformada em Barbie.

- Nunca pensei que eu fosse virar uma boneca, afinal, a minha profissão simboliza exatamente o contrário. Simboliza a força, a ação e até o enfrentamento. Mas sei que muitas crianças sonham em serem jornalistas e âncoras de jornais. Então, se servir para inspirar e ajudar, eu fico muito satisfeita e feliz.
Fonte: R7

23 de abr. de 2010

Ric Record: reportagem na nova penitenciária de Itajaí

Brasil Deixa Ranking da Impunidade em Crimes Contra Jornalistas

País ocupava 13º lugar e saiu da lista por ter condenado responsáveis por crimes contra profissionais. O Brasil não está presente no ranking da impunidade em crimes cometidos contra jornalistas.

Organizada pelo Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ), a lista contém países onde profissionais da imprensa são vítimas constantes de violência e os governos falham na resolução dos casos.

Em 2009, o Brasil ocupava o 13º lugar no ranking, mas este ano foi retirado da lista por ter julgado e condenado responsáveis por crimes contra jornalistas.
“Um país, Brasil, saiu da lista da vergonha por investigar e processar responsáveis pelos crimes”, afirmou o diretor-executivo do CPJ, Joel Simon.
O Iraque está no topo da lista, seguido por Somália, Filipinas, Sri Lanka, Colômbia, Afeganistão, Nepal, Rússia, México, Paquistão, Bangladesh e Índia.

“Nós ouvimos promessas repetidas dos governos, que dizem que os assassinos de jornalistas vão enfrentar a justiça. Porém, até que essas promessas sejam cumpridas, a mídia vai continuar sendo alvo daqueles que acreditam que estão acima das lei”, afirmou Simon, sobre a importância do documento que foi divulgado esta semana.


Fonte: Comunique-se

22 de abr. de 2010

Últimas do Jornalismo

Com mais de 500 mil seguidores, Willan Bonner (Animação) twittou durante o “Jornal Nacional”.

Além de jornalista policial e esportivo, Datena deve ganhar uma nova atração na Band.

A jornalista Joyce Ribeiro vai entrar em férias no SBT. Durante o mês de agosto, o “Boletim de Ocorrências” será apresentado por César Filho.

Já o jornalista Luiz Bacci voltou ao Brasil depois de 17 dias na Índia. Ele gravou um “SBT Repórter” sobre o maior festival religioso do mundo.

Ainda no SBT, a emissora ganhou o Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. As matérias que deram o prêmio ao canal ainda não foram ao ar.

Na semana passada, Band e Globo News exibiram uma reportagem sobre torcedores de futebol. Nas duas matérias, os personagens eram os mesmos.

17 de abr. de 2010

Record: Novos Cenários no Jornalismo

Depois de quase um ano da estréia do novo “Jornal da Record”, a redação de jornalismo da emissora vai sofrer uma nova reforma.

O espaço vai ganhar novos cenários, vai comportar mais jornalistas e terá um formato mais tecnológico. Durante o período, os jornais serão apresentados em cromaqui.

11 de abr. de 2010

Maceió Promulga Lei que Exige Diploma de Jornalista para Cargos Públicos

A Câmara Municipal de Maceió (AL) promulgou, na última quarta-feira (7), Lei que obriga os poderes Legislativo e Executivo a só contratar jornalistas com graduação específica em Comunicação Social.

A lei, de autoria da vereadora Tereza Neuma (PSB), foi promulgada oficialmente pelo presidente da Câmara, vereador Dudu Holanda (PMN). Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas (Sindjornal), a prefeitura não se manifestou sobre a Lei, sancionando ou vetando a matéria.

No dia do anúncio da promulgação da Lei, o deputado Judson Cabral(PT) comprometeu-se a apresentar um Projeto de Lei semelhante exigindo diploma de jornalista em contratações de cargos públicos de comunicação em todo o estado de Alagoas

Fonte: Portal Imprensa

Jornalismo Perdeu Qualidade, Segundo 80% de Jornalistas Entrevistados por Estudo

Um levantamento realizado pela Burson-Marsteller concluiu que 80% dos jornalistas entrevistados na Europa, África e Oriente Médio já sentiram os efeitos dos cortes de custos nas redações que atuam e acreditam que tal medida foi prejudicial à qualidade do jornalismo.

De acordo com a pesquisa, geralmente os demitidos são os jornalistas mais experientes, consequentemente mais custosos à empresa.

Os que permanecem no quadro de funcionários precisam lidar com o excesso de trabalho, o que acarreta a perda de tempo disponível para sair da redação e consequente queda na capacidade criativa diária, informa o site Blue Bus.

Fonte: Portal Imprensa

7 de abr. de 2010

Apresentador Policial Ameaça Acadêmico de Jornalismo

Um trabalho de faculdade de um aluno do 2º ano do curso de Jornalismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, provocou uma reação inesperada e controversa do apresentador do programa "RP2", exibido pelo canal pago local, batizado de TV Vila Velha.

A atração, de linguagem e conteúdo policial, é apresentada por Zeca, e foi alvo de críticas do estudante em um artigo escrito para a disciplina "Crítica de Mídia". O texto, publicado no blog do curso, chegou ao conhecimento do apresentador, que tomou a iniciativa de ler seu conteúdo no ar.

Entre a leitura das considerações do estudante, Zeca fez diversas ameaças e xingamentos. "Seu filho de uma égua, tua mãe fica comendo capim por aí, seu vagabundo", vociferou. "O que eu vou fazer e falar, você ainda não viu", acrescentou o apresentador, fazendo menção a uma frase do aluno sobre o linguajar utilizado pela atração.

O vídeo com as ameaças foi enviado à jornalista Rosana Herman por uma leitora de sua página pessoal. Durante vinte minutos de seu programa, o apresentador tenta intimidar o estudante e mantém as ofensas. "Quando eu te pegar,se eu te pegar, você tá f... Se acontecer alguma coisa com você até amanhã, fui eu que te peguei", diz.

Referindo-se ao sensacionalismo e linguajar chulo sublinhados pelo estudante em seu artigo, o apresentador declara: "É, tua mãe que aparece aqui de vez em quando". O aluno registrou boletim de ocorrência contra o apresentador.

"Me excedi"

Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Zeca declarou ter, de fato, reagido às considerações do estudante de forma enérgica, mas por sentir-se ofendido. "Me excedi nos comentários, na hora me senti muito ofendido e falei o que veio à cabeça", explicou. "Me parece uma coisa pessoal. Não sei o que aconteceu, e se aconteceu, alguma coisa com a família desse garoto, mas virou pessoal", avaliou o apresentador.

"Estou no ar há trinta anos, ele é um estudante e vem me ofender daquela maneira?", indagou. Ele disse, ainda, não ter decidido se moverá algum tipo de ação contra o aluno.

O apresentador afirmou que alunos da universidade chegaram a requisitar à direção da emissora que o programa seja retirado do ar e ele - "há 12 anos na casa" - demitido. Ele planeja uma reportagem especial para "mostrar o que é a Universidade Estadual de Ponta Grossa".

Fonte: Portal Imprensa

3 de abr. de 2010

Novidades: Globo Estréia o Novo "Globo Mar"

No dia 8 de abril, a Globo estreia “Globo Mar” –programa jornalístico que vai mostrar a riqueza e a vida no extenso litoral brasileiro. Os repórteres Mariana Ferrão e Ernesto Paglia viajam pelo país, sempre a bordo de um barco, para explorar esta parte do Brasil pouco conhecida pela maioria da população.

O primeiro episódio mostra a pesca não-predatória de atum em alto-mar. Ernesto Paglia seguiu a rotina da tripulação de mais de 20 pessoas de um navio pesqueiro, acompanhando a angústia e as dificuldades do trabalho no mar.

Paglia e equipe revelam como estes homens vivem durante 15 dias seguidos em busca de, pelo menos, 20 toneladas de peixe. É o peso mínimo de pesca para garantir o pagamento das despesas da viagem.

Como todas as reportagens do “Globo Mar”, esta primeira foi realizada durante uma semana de viagem em barco. As equipes de reportagem dormiram em cabines e produziram o programa sobre as ondas. Estes bastidores também fazem parte do programa e vai costurar as histórias de cada episódio. A cada semana, um tema diferente.

Em outros oito episódios, as equipes visitam paraísos ecológicos, como o Atol das Rocas (RN); descobrem uma laje no mar, em Santa Catarina, que forma ondas gigantes; fazem uma expedição pelo Maranhão; e contam como é a vida dos “caroneiros” do mar, que viajam em troca de serviços, entre outros assuntos.

Um consultor científico, o biólogo marinho Marcelo Vianna, está presente em todas as expedições. Mariana Ferrão e Ernesto Paglia se alternam nas reportagens, que trazem informações e diversão. O “Globo Mar” é semanal e vai ao ar às quintas-feiras, às 22h50 .

Últimas do Jornalismo

A partir de segunda, a jornalista Carla Vilhena da Globo sai do “SPTV 1ª Edição” e vai para o “Bom Dia São Paulo”.

Até junho, o canal SporTV estará em novas instalações, localizadas na Barra da Tijuca.

Na metade do ano, Tadeu Schmidt (foto) passa a ser o apresentador titular do “Fantástico”, ele substituirá Zeca Camargo.

Na segunda semana de abril, no horário do almoço, a cidade de São Paulo volta a assistir o “Balanço Geral” de Geraldo Luís na Record.

Exclusivo: O “Domingo Espetacular” deste domingo exibe a entrevista exclusiva que a jornalista Ana Paula Padrão fez com James Cameron, diretor do filme "Avatar".

Ricardo Boechat, Sérgio Everton e Sonia Blota estão confirmados na cobertura que a Band fará na Copa da África 2010.

Ainda na Band, a emissora prepara para o segundo semestre, a estréia dos novos cenários do “Jornal da Band”.

Próxima sexta, a Globo exibe o primeiro “Globo Repórter” com a jornalista Glória Maria.

O entrevistado deste domingo no “Canal Livre” da Band é o presidente Lula. Participação especial de Datena.

E no dia 12 deste mês, este blog vem repleto de novidades, aguarde.